Qui, 13 de abril de 2023, 14:13

UFS participa de Oficina Nacional do PET Saúde
Evento aconteceu em Brasília e reuniu membros dos 142 projetos em Gestão e Assistência do país
Professora Ana Silvia Moccellin e a psicóloga Stefanie Silva Vieira representam a UFS em Oficina Nacional (Foto: SGTES MS)
Professora Ana Silvia Moccellin e a psicóloga Stefanie Silva Vieira representam a UFS em Oficina Nacional (Foto: SGTES MS)

Nos últimos dias 3 e 4 de abril, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) esteve presente na Oficina Nacional do PET Saúde Gestão e Assistência, que ocorreu na cidade de Brasília, com o objetivo de aprimorar o processo de integração entre ensino, serviço e comunidade como parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, com monitoramento e sustentabilidade das ações realizadas nos estados.

Lançado em 2022 com o tema “Gestão em Saúde e Assistência à Saúde”, o edital da 10ª edição do projeto ofertou bolsas para docentes, profissionais de saúde e estudantes de graduação, visando estimular práticas de ensino-aprendizagem na realidade do trabalho em saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a professora do departamento de Fisioterapia da UFS Ana Silvia Moccellin, coordenadora geral do projeto na instituição, a oficina foi uma importante oportunidade de explanar os trabalhos realizados pela UFS e de conhecer a realidade dos outros trabalhos, fortalecendo assim o objetivo principal do projeto.

“Foi uma oportunidade de diálogo muito importante para todos os envolvidos, uma vez que pudemos relatar não só os nossos dados e conquistas através dos nossos estudantes da UFS, mas também as nossas dificuldades e, assim, planejar ações que potencializem cada vez mais esses estudantes no cenário da gestão e da assistência em Saúde”, explica a professora.

Para a realização da oficina, ela destaca que foram convocados membros do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Ministério da Educação (MEC), OPAS/OMS, representantes do CNS, Conasems e Conass e representantes dos 142 projetos aprovados na edição.

No evento, além da professora Ana Silvia, a psicóloga e coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do município de São Cristóvão/SE Stefanie Silva Vieira também representou o PET Saúde UFS.

“O nosso projeto ficou em 17º lugar na edição PET-Saúde Gestão e Assistência e, hoje, conta com cinco grupos de tutorias, cada um formado por dois docentes, dois profissionais da Secretaria de Saúde do Município de São Cristóvão e oito discentes. É uma construção coletiva constante e ter a oportunidade de dialogar com outros membros amplia possibilidades, algo primordial na execução dos trabalhos em Saúde”, conta Ana Silvia

Com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFS (Proex), docentes e discentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social atuam, sob preceptoria de servidores, na assistência e gestão na Secretaria de Saúde no município de São Cristóvão.

A UFS vem participando ao longo dos anos no PET-Saúde capitaneado pelo Ministério da Saúde Na edição anterior, o PET Saúde Interdisciplinaridade, a equipe elaborou e-book que está disponível no Repositório da UFS (https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14421).

Jéssica Vieira (Ascom UFS)
comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 13 de abril de 2023, 14:32
Notícias UFS