
Em seu terceiro dia, o Acolhimento dos novos alunos de graduação da Universidade Federal de Sergipe movimentou o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e o Centro de Ciência Agrárias Aplicadas (CCAA) com atividades de visita à Cidade Universitária, aula inaugural e diversas outras ações de integração dos novos estudantes à vida universitária. Veja como foi um pouco da programação desta quarta, 7.



CCBS
Laura Beatriz Freire, aluna do nono período de Enfermagem, foi uma das veteranas que esteve na manhã desta quarta no auditório da Didática V, na Cidade Universitária, recepcionando os calouros do seu curso: “É algo que a gente faz juntamente com outros grupos de pesquisa, as ligas acadêmicas da saúde e a ideia aqui é apresentar um plano geral do curso, bem como as oportunidades que eles podem ter na graduação: os projetos de pesquisa, a monitoria, os grupos de estudo, as bolsas a que eles têm direito”, relata.
Dentre esses calouros, a aluna Gabriella Acioli avaliou a recepção como “uma experiência bem legal. A expectativa ficou grande depois dessa apresentação. Vamos lá. Iniciando com tudo. Estamos aqui de coração aberto para a Enfermagem”, disse. Flávio Felisberto também esteve presente à recepção. “É um novo mundo. Saí do Ensino Médio há pouco e agora, entrando aqui, é tudo diferente. Primeiro dia eu já me perdi. É muito interessante essa recepção para entrar na Enfermagem, ver como são as matérias, e saber mais da universidade. De cara, fiquei apaixonado pelo curso”, contou.



“Fazemos para eles e parece que é a nossa primeira vez, parece que é a nossa recepção”, explica Laura sobre o envolvimento dos veterenos na recepção dos novatos. “É gratificante. E um conselho que eu daria para eles é que insistam e persistam nos seus sonhos. Acreditem e não deixem as oportunidades escaparem das maõs”.
Em outra parte do campus, ocorreu a aula inaugural do curso de Nutrição, outro departamento do CCBS. Conduzida pela chefe do Departamento, Andhressa Fagundes. Nesse primeiro semestre, de disciplinas básicas, essa é a única aula que eles têm com a Nutrição.



“A gente começa explicando como é o curso, seu funcionamento, algumas questões pedagógicas, e depois vamos dar uma volta pela UFS, conhecer o departamento, nossa estrutura, laboratório, conhecer os outros professores e grupos de pesquisa”, explica a professora Andhressa.
Para Camila Souza Alves, Nutrição foi a primeira e única opção. Ela está entre os mais de cinquenta calouros do semestre 2023.1 e testemunha a importância do acolhimento. “A gente chega e não tem noção de nada. Quando os veteranos e professores explicam, a gente sossega, a ansiedade de calouro vai passando. É muito gratificante ver os veteranos se empenhando, ver os professores com aquele brilho no olhar, porque são apaixonados pelo curso. Aí eu digo: agora eu me encontrei.”
Centro de Ciências Agrárias Aplicadas
Zootecnia
De aluno para aluno. Em sua apresentação, Lara Jaciuk, veterana no curso de Zootecnia, coordenadora do Grupo de Estudos em Bem-estar e Ética Animal (BETA), sob orientação da professora Ângela Ferreira, falou sobre esta temática para os calouros. Ela também explicou sobre como funciona o Espaço de Vivências Agroecológicas (Eva), o qual o grupo utiliza como laboratório, estimulando que os novos alunos conheçam o espaço para que se ambientem com a parte prática do curso. No local é possível realizar diversas atividades como manejo do milho e construções. “Garantir o bem-estar do animal está totalmente “casado” com a agroecologia. A proposta da agricultura é trazer o bem-estar animal que vai gerar o bem-estar ao ambiente e consequentemente garantir benefícios para a comunidade”, comentou a estudante.
A jovem que está no terceiro período do curso aproveitou o evento de acolhimento para trazer uma palavra de conforto para os novos alunos. “Não se assustem com o primeiro período do curso, por ele ser mais teórico, mas passa e depois virão muitas atividades práticas. Essa é a graça do desafio. Depois a gente vê que não é apenas sala de aula e o verdadeiro aprendizado está neste "casamento" do teórico e prática”, aconselhou.
Conselhos que Miléria Nascimento, 18 anos, fez questão de escutar atentamente. Feliz, mas ainda um pouco insegura enquanto à escolha do curso, as palestras estão servindo para que perceba as amplas possibilidades de atuação ofertadas para quem se gradua zootecnista. “Eu estou muito satisfeita com o que estou conhecendo sobre o curso e com muita vontade de saber mais, sabe? Com esta recepção, estou me sentindo muito acolhida”, comentou. A jovem, que passou no vestibular na sua primeira tentativa, mora em Lagarto e inicialmente está vindo todos os dias para São Cristóvão estudar, mas já iniciou a busca por opções para fixar-se na cidade.
Engenharia Agronômica
“A Universidade é um mundo de possibilidades e esse momento de ingresso na instituição é decisivo para que o estudante siga bem em sua jornada acadêmica e por isso é importante instrumentalizá-los”, disse o estudante veterano Pedro Menezes, presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Agronômica. Com este objetivo, o Centro ofereceu aos calouros palestras sobre o funcionamento do curso, da universidade, como acessar as bolsas ofertadas pela instituição e solicitar disciplinas, dentre outros conhecimentos importantes durante a vida universitária.
Já o terceiro dia de acolhimento dos calouros foi dedicado para a apresentação da história do curso, além de palestras conduzidas por professores do curso com temáticas importantes como as perspectivas de mercado de trabalho para quem conclui o curso. A programação foi encerrada com uma dinâmica de socialização dos calouros onde eles puderam colocar em práticas algumas habilidades necessárias para quem escolhe atuar como engenheiro agronômico.
Todo este empenho do CA foi reconhecido pelos novos estudantes da UFS que lotaram o auditório para acompanharem as palestras. Alegre, a caloura Maria Doloures, nascida em Boquim (SE) destacou o quanto está se sentindo de fato acolhida neste começo de vida acadêmica. “Eu estava ansiosa pra estar aqui conhecer tudo, mas ao mesmo tempo relaxada por ter sido aprovada para o curso que sempre quis. Além do mais os veteranos estão dedicados a mostrar cada cantinho da UFS. O olho chega a brilhar, sabe? Eu acho que quanto mais passar o tempo, mais a gente percebe que realmente fez a escolha certa. É muito gratificante!”, agradeceu a novata.
Programação
+Clique aqui para acessar a programação do Acolhimento 2023.1 na íntegra.
Ascom
comunica@academico.ufs.br