
Com o pódio na modalidade feminina e masculina, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) fechou a participação nos os Jogos das Universidades Federais - Futsal de 2023. O Campus de São Cristóvão sediou entre os dias 08 e 11 de junho a competição na etapa regional Nordeste.

O reitor da universidade, Valter Santana, comentou sobre a realização desse evento na instituição. “É uma oportunidade de colocar a estrutura da UFS a serviço da rede federal de ensino e também interagir com outros colegas de diferentes universidades, além de colocar em prática conceitos de liderança que vão complementar a formação desses atletas, que também são estudantes”, afirma.
Sendo a anfitriã da competição, a UFS conseguiu conquistar o 3º lugar nas categorias feminina e masculina, enfrentando, durante o percurso, as universidades federais de Alagoas (UFAL), da Bahia (UFBA) e do Ceará (UFC).
“Nós estamos mantendo uma regularidade de pódios desde o ano passado e isso é o resultado dos projetos que estão sendo desenvolvidos com o apoio da Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas da UFS e a participação dos alunos de forma geral”, destaca o coordenador da Copre, Randy Nascimento.

Organizado por grupos de gestores de esportes do ensino superior público, o JUFs desta edição ajudou a fomentar o esporte universitário federal, assim como explica uma das coordenadoras do evento e auxiliar técnica da equipe de futsal feminino da UFAL, Amanda Melo.
“O JUFs mais uma vez trouxe a comprovação de que temos um excelente nível competitivo e de preparação dos nossos atletas. Vimos comissões técnicas com excelentes profissionais, atletas motivados e uma organização muito bem feita no evento realizado na UFS. Ficou mais vez o sentimento de que queremos mais para o futsal universitário federal e para todos os esportes, com mais times participando desse movimento para quem sabe um dia ter o JUFs a nível nacional”, ressalta a professora.
Durante as atividades, realizadas no Ginásio Poliesportivo do Departamento de Educação Física, os times jogaram durante quatro dias seguidos, diante do público local. A UFS encerrou sua participação no sábado, 10, ao enfrentar e vencer a equipe da UFBA, nas duas modalidades, sendo a partida do feminino decidida no tempo regular e a do masculino nos pênaltis.
“Saímos da competição com o pensamento positivo em relação a acreditar um pouco mais em nós, tanto no individual quanto no coletivo. O terceiro lugar foi importante para nos mostrar exatamente isso: com disciplina e confiança podemos chegar longe”, comemora a ala da equipe feminina, Tatiana Alcântara.

“São só agradecimentos, à Copre porque é através desse apoio que conseguimos a manutenção de cada atleta na disputa do JUFs e de outras competições para representar a universidade. Também é importante destacar a estrutura que a UFS ofereceu para todos os jogadores. Nos sentimos abraçados”, celebra o atleta que atua como fixo do time masculino, Eduardo Campos.


Confira os pódios do JUFs 2023:
Feminino:
1º - UFAL
2º - UFC
3º - UFS
Masculino:
1º - UFC
2º - UFAL
3º - UFS
Também foram premiados nas duas categorias os melhores goleiros, artilheiros e técnicos.
Janaína Cavalcante - Bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br