
“Ganhar esse prêmio mostra o quanto nossos trabalhos são potentes porque às vezes não percebemos o quão grande eles podem ser. Foi muito emocionante e gratificante recebê-lo”. Foi dessa maneira que o estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Amauri Lima, expressou a felicidade de ter o trabalho premiado na etapa regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Essa premiação faz parte do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado em Campina Grande/PB entre os dias 20 e 22 de junho.
Reperesentando a UFS, no total, 42 estudantes estudantes dos cursos de comunicação social (Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Publicidade e Progaganda) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) participaram do evento. Foram 23 produções, entre apresentação de trabalhos científicos, realização de oficina e participação na mostra competitiva de trabalhos práticos, o Expocom. Três trabalhos foram vencedores nesta premiação e estão classificados para representar toda a região Nordeste na etapa nacional do congresso.
Em dupla, Amauri e Mateus Ferreira, também estudante de Jornalismo, venceram na categoria “Produção em fotojornalismo” com o ensaio fotográfico denominado “Que Parada é essa?”, orientado pela professora Greice Schneider, do Departamento de Comunicação Social (DCOS). O projeto resultou em um fotolivro, com versão física única e digital, que chama atenção para a Parada do Orgulho LGBT não só como um espaço festivo, mas também como um lugar de pertencimento e consciência política da comunidade. “É um ensaio que fala sobre algo que me representa, e eu fico extremamente feliz por ter esse trabalho reconhecido”, conta Mateus Ferreira.

Irion Martins é outro aluno do curso de Jornalismo premiado no evento, desta vez, na modalidade “Produção em jornalismo de opinião”. A crônica audiovisual intitulada “Não acabou”, supervisionada pelas professoras Greice Schneider e Michele Tavares (DCOS), traz um relato sobre como a política não está somente nos espaços físicos convencionais que são as câmaras e as assembleias legislativas, por exemplo.
“A política atravessa os nossos modos de ser e de agir no mundo. Ter chegado em Campina Grande para representar a Universidade Federal de Sergipe é um ato político em muitos sentidos, porque é fruto de uma luta por recursos e por acesso, o que é uma constante na educação pública. Nós viemos em peso e estar aqui, desta forma, é político. Se não estivéssemos, essa ausência também seria política”, argumenta o estudante.

Outros discentes que representaram a UFS na Paraíba e conquistaram a premiação foram os graduandos em Publicidade Propaganda Luan Fernando Aragão, Natália Baêta, Evandro Batista e Laiza Aragão. Orientados pelo professor Matheus Felizola (DCOS), eles venceram na categoria “Pesquisa Mercadológica” com um projeto desenvolvido na disciplina de Pesquisa de Mercado sobre o Olhar mercadológico em Aracaju-SE.
“É gratificante levar o nome da UFS para brilhar em todo Brasil. Sou muito orgulhoso pelo projeto de pesquisa e feliz em vivenciar a experiência do Intercom. Ser vencedor da Expocom na categoria Pesquisa Mercadológica ratifica o trabalho coerente do professor Matheus Felizola. Com o coração extremamente feliz, vou guardar esse prêmio e me organizar para a próxima etapa. Rumo ao prêmio nacional”, celebra Luan Fernando Aragão.

“Com imensa alegria e gratidão finalizo mais uma Expocom. Que esse prêmio seja o início de muitas outras conquistas para a gente e a Universidade Federal de Sergipe”, ressalta Natália Baêta.
Etapa nacional
O 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será híbrido, tendo uma etapa remota, realizada entre os dias 29 e 31 de agosto de 2023, e uma etapa presencial, entre os dias 05 e 08 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), em Belo Horizonte.
Durante o evento, acontecerá a disputa pelo prêmio nacional da Expocom, que, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. Os trabalhos participantes devem, obrigatoriamente, ser realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES).
Janaína Cavalcante – bolsista
Letícia Nery – Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br