Ter, 08 de agosto de 2023, 15:21

Universidade lança Laboratório Manoel Bonfim de Políticas Públicas
Um dos objetivos é motivar a produção multidisciplinar de conhecimento
Evento aconteceu na Sala dos Conselhos Superiores da UFS. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Nesta terça-feira, 08, a Universidade Federal de Sergipe realizou a solenidade de lançamento do Laboratório Manoel Bonfim de Políticas Públicas. A iniciativa tem por objetivo articular redes de cooperação científica, tecnológica e cultural centradas na análise e desenvolvimento de programas e soluções, além de promover melhorias no relacionamento entre a UFS e as redes públicas municipais e estaduais de educação.

Para o reitor da UFS, Valter Santana, esta é mais uma ação que mostra como a instituição tem se aproximado da sociedade, buscando interagir com as suas demandas. “É extremamente importante essa aproximação, para que, com as nossas ações de pesquisa e extensão, a gente possa fazer a devolução para a sociedade em ações concretas. E esse laboratório visa integrar as demandas do nosso estado, focado no poder público, para que, dessa forma integrada, a gente possa ser mais eficiente na organização interna, associando pesquisadores e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento dos municípios e dos estados”, declarou Valter.

Para o reitor da UFS, Valter Santana, esta é mais uma ação que mostra como a instituição tem se aproximado da sociedade. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“Nossos pesquisadores, nossos professores estarão com as portas abertas, receptivos, para que essas demandas cheguem e possam ser organizadas internamente, por meio da organização dos grupos de pesquisa, para dar mais efetividade a essas respostas”, complementou o reitor.

O Laboratório Manoel Bonfim de Políticas Públicas está vinculado ao Gabinete do Reitor e tem por objetivos motivar a produção multidisciplinar de conhecimento, produzir análises e identificar soluções inovadoras para redes públicas estaduais e municipais. Também é função do laboratório promover cursos, seminários, palestras e encontros, oferecendo oportunidade de treinamento para alunos de graduação e pós-graduação da UFS.

Assim explica um dos que conduzirão o laboratório, o professor aposentado da UFS, Josué Modesto Sobrinho, autoridade na área de Educação em Sergipe, ex-reitor e ex-secretário estadual de Educação. “Esse laboratório terá inicialmente como foco de pesquisa a educação básica, que pode ser fortemente melhorada se tiver o auxílio das pesquisas científicas, o uso das evidências produzidas. São muitos dados produzidos por pesquisadores, dados de qualidade, mas que não têm sido objeto de análise mais apurada pelos nossos pesquisadores. É preciso refletir coletivamente sobre o futuro da educação básica brasileira, certamente há uma demanda muito grande relacionada a esse tema, e o objetivo, com o laboratório, é avançar com a pesquisa científica, que é importantíssima para qualificar as políticas públicas em qualquer área”, pontuou Josué.

Josué Modesto Sobrinho, ex-reitor e ex-secretário estadual de Educação. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Homenagem

Um dos responsáveis pela organização da solenidade de lançamento do laboratório foi o professor Mário Resende, também assessor do reitor. “Esse evento de hoje homenageia Manoel Bonfim, que, se estivesse vivo, estaria aniversariando hoje, fazendo 155 anos. Ele, que é considerado um dos maiores intelectuais da América Latina, do Brasil, um sergipano que merece digamos assim todo o nosso respeito e admiração. Esse laboratório visa, no campo das políticas públicas, formar, discutir trabalhar diretamente com as redes municipais e estaduais da educação básica. Para isso o reitor convidou um grupo de autoridades que trabalham na área da educação, mas nós temos uma equipe de professores aqui que também trabalham com educação básica e certamente farão juntos reflexões para produzir conhecimento no sentido de melhorar essa questão da educação básica pública em Sergipe”, detalhou Resende.

O Laboratório Manoel Bonfim de Políticas Públicas está vinculado ao Gabinete do Reitor. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A professora emérita da UFS e historiadora, Terezinha Oliva, também prestigiou o evento. “Manoel Bonfim é um sergipano importantíssimo, mas que sempre é referido como alguém esquecido e, se a universidade, que é uma grande vitrine, nomeia um laboratório dessa importância com o nome de Manoel Bonfim, ele provavelmente vai deixar de ser esquecido. Ele, que pensou um projeto para o Brasil, um projeto que contemplava a parte administrativa, os municípios, o meio ambiente, reforma agrária e educação. Então é um autor que em muitos campos está à frente do seu tempo. Ele morreu em 1932, mas ainda serve de inspiração para a gente pensar o Brasil em muitos aspectos. Neste sentido, quero parabenizar a ideia desse laboratório Manoel Bonfim e quero desejar grande sucesso para esse laboratório”, comentou Terezinha.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 08 de agosto de 2023, 16:45
Nota de pesar
Maria Tereza Souza Cruz foi pró-reitora de Graduação, além de chefe do Departamento de Educação e do Centro de Educação e Ciências Humanas