Ter, 26 de setembro de 2023, 13:35

Evento no Campus de Lagarto ensina primeiros socorros para surdos
Ação foi realizada por docentes do Departamento de Educação em Saúde

Prestar os primeiros socorros pode ser um desafio para quem não tem formação em saúde. E a comunidade surda ainda enfrenta outra barreira: a comunicacional. Pensando nisso, os professores Almir Barbosa e Simone Cabral, do Departamento de Educação em Saúde, com o projeto de extensão Capacite-se, promoveram o evento "A Importância dos Primeiros Socorros para a Comunidade Surda", na última segunda-feira (25), no miniauditório da Bilag. O público era formado por surdos e ouvintes.

Os primeiros socorros foram demonstrados pela professora Simone Cabral, também do Departamento de Educação em Saúde do Campus de Lagarto, com o apoio de três intérpretes de Libras.


Público era formado por surdos e ouvintes. Imagem Arquivo pessoal
Público era formado por surdos e ouvintes. Imagem Arquivo pessoal

O professor Almir Barbosa, responsável pela disciplina de Libras no campus, explica que a ideia do evento surgiu após a reflexão sobre a dificuldade de acesso à informação por parte dos surdos. "Os primeiros socorros não chegam até eles com precisão, e ter esse conhecimento é algo que pode literalmente salvar vidas. Nós temos aqui surdos que são responsáveis por crianças e adultos e saber prestar um primeiro socorro pode ser decisivo", pontua.

A programação segue na próxima sexta-feira (29), com aula remota sobre sinais de Libras na área de saúde e envio dos vídeos realizados na próxima terça-feira (3/10).

Ana Laura Farias - Campus Lagarto


Atualizado em: Ter, 26 de setembro de 2023, 15:46
Notícias UFS