
Na última terça-feira, 18, aconteceu a ação de encerramento do I Festival de Cultura Sertaneja. O evento foi realizado no Campus do Sertão e fez parte da programação que marca os 55 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS).


O festival teve início no dia 06 de setembro e contou com concurso de cordel, mostra fotográfica, concurso de talentos e a promoção da V Feira Agroecológica e Cultural. Além disso, o evento organizou a ação "Estante sem dono", executada a partir da arrecadação de livros que ficaram expostos para quem tivesse interesse, sem nenhum custo.

“A comissão organizadora do evento foi composta por uma equipe de dez professoras de quatro departamentos do Campus do Sertão (Agronomia, Agroindústria, Zootecnia e Veterinária), uma representante do setor técnico administrativo e alguns voluntários, totalizando, cerca de 14 pessoas”, explica a professora do Departamento de Educação em Ciências Agrárias e da Terra do Campus do Sertão e coordenadora do festival, Geusa Pereira.
No último dia, o Festival de Cultura Sertaneja promoveu a mostra fotográfica “Mãos Sertanejas que Produzem Alimentos”, desenvolvida por alunos, que fizeram uma caminhada fotográfica pelo Povoado Tabuleiro, localizado no município de Porto da Folha. A mostra contou com 28 fotografias, que destacam a contribuição da agricultura familiar para uma produção que oferece qualidade por um preço acessível, além de desenvolver a criatividade e sensibilidade dos alunos.

“A exposição desempenha um papel crucial ao estreitar os laços entre a universidade e a vida no meio rural, especialmente com os agricultores responsáveis pela produção de alimentos no Sertão de Sergipe”, destaca a professora do Departamento de Agroindústria do Campus do Sertão e coordenadora da mostra fotográfica, Simone Mazzutti.
Durante o encerramento, foi realizada uma mesa redonda e ofertada oficina de reaproveitamento de lonas vinílicas para confecção de bolsas.


Cumprindo a proposta de estreitar a relação com a comunidade local, também aconteceu a 5ª edição da Feira Agroecológica, que contou com a participação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

A organizadora da Feira Agroecológica e professora do Departamento de Agroindústria do Campus do Sertão, Jane Delane Souza, afirma que a feira ocorre sempre próximo ao dia da alimentação. “Este ano trouxemos o debate acerca da importância da agroecologia para a soberania alimentar do nosso povo",explica a coordenadora.
Thaisy Santa Rosa - bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS