Sex, 17 de novembro de 2023, 16:26

Trabalho do PPGAgri/UFS é destaque no 11º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais
Projeto premiado foi desenvolvido por 12 integrantes, estudantes da graduação, do doutorado, pós-doutorado e professores

Um trabalho desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Agricultura e Biodiversidade da Universidade Federal de Sergipe (PPGAgri/UFS) foi selecionado como destaque da apresentação de pôster no 11º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais. O evento aconteceu no período de 08 a 10 de novembro na cidade de Campinas/SP.

Intitulado "Composição química dos óleos essenciais da população F2 do híbrido triplo de manjericão: (Mrs. Burns x Anise) x Italian Large Leaf", o trabalho faz parte do projeto de pesquisa "Melhoramento de manjericão (Ocimum basilicum L.) visando óleos essenciais com novas composições químicas e atividade antioxidante". A iniciativa é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenada pelo professor Arie Fitzgerald Blank, do Departamento de Engenharia Agronômoica.


Coordenador do projeto, Arie Blank, e bolsista Daniela Nizio no simpósio. (Foto: Arquivo pessoal)
Coordenador do projeto, Arie Blank, e bolsista Daniela Nizio no simpósio. (Foto: Arquivo pessoal)

“O objetivo do projeto é desenvolver novas cultivares de manjericão para o mercado de gastronomia. Estamos criando manjericões com diferentes sabores e com atividade antioxidante”.

O projeto envolveu a colaboração de 12 membros vinculados à UFS, incluindo estudantes da graduação, doutorado, pós-doutorado e professores. A bolsista de pós-doutorado do PPGAgri, Daniela Nizio, foi a responsável por apresentar o trabalho no simpósio.

Ela conta a emoção em receber esse destaque e representar a UFS. “Foi uma surpresa maravilhosa. Uma sensação de reconhecimento pelo meu trabalho. Não só meu, mas de vários alunos que fazem parte do nosso grupo de pesquisa”.


Daniela Nizio representou a equipe da UFS durante apresentação do trabalho. (Foto: Arquivo pessoal)
Daniela Nizio representou a equipe da UFS durante apresentação do trabalho. (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo Daniela, o resultado mostrado no evento faz parte de uma das etapas do projeto de melhoramento de manjericão, que teve início há aproximadamente 5 anos. “Esse prêmio nos dará ainda mais fôlego para prosseguirmos rumo ao nosso objetivo final, que é lançar uma nova cultivar de manjericão. Tivemos muito trabalho de campo, laboratório e cruzamentos manuais. Enfim, muita dedicação para chegar até aqui”.

Milânia Ribeiro – bolsista

Letícia Nery – Ascom UFS


Atualizado em: Sex, 17 de novembro de 2023, 16:43
Notícias UFS