Seg, 01 de abril de 2024, 09:52

Evento comemorativo marca os 46 anos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFS
Cerimônia contou com apresentação musical e homenagens aos servidores aposentados e egressos
Solenidade de comemoração aos 46 anos CCET aconteceu no auditório do Centro. (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Fundado em 1978, O Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe (CCET/UFS) completou 46 anos. E, para celebrar o aniversário do Centro, foi realizada uma cerimônia comemorativa na última quarta-feira, 27, com apresentação musical, homenagem aos servidores aposentados, além da participação de graduandos e egressos no evento.

Na oportunidade, o reitor Valter Santana falou sobre a celebração: “É um momento para reconhecer e agradecer a todos que contribuíram para o desenvolvimento e sucesso do Centro ao longo dos anos. Essas celebrações nos permitem refletir sobre o passado, valorizar as conquistas e olhar para o futuro com esperança e determinação. Parabéns a todos os envolvidos nessa jornada de 46 anos e que esse Centro continue a ser um pilar de excelência acadêmica e contribua significativamente para o progresso da Universidade”.

Valter Santana é reitor da UFS. (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
O Centro de Ciências Exatas e Tecnologia gerencia 15 unidades acadêmicas:
- Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais (DCEM)
- Departamento de Computação (DCOMP)
- Departamento de Engenharia Ambiental (DEAM)
- Departamento de Engenharia Civil (DEC)
- Departamento de Engenharia de Produção (DEPRO)
- Departamento de Engenharia Elétrica (DEL)
- Departamento de Engenharia Mecânica (DMEC)
- Departamento de Engenharia Química (DEQ)
- Departamento de Estatística e Ciências Atuariais (DECAT)
- Departamento de Física (DFI)
- Departamento de Geologia (DGEOL)
- Departamento de Matemática (DMA)
- Departamento de Química (DQI)
- Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA)
- Núcleo de Graduação em Engenharia de Petróleo (NUPETRO)

Evento contou com a presença de servidores aposentados e comunidade acadêmica. (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

"Com o papel fundamental no que diz respeito à contribuição para a história da Universidade, seja no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, o CCET busca consolidar ainda mais o nome de Sergipe nas áreas de exatas e tecnologia", afirmou o diretor do Centro, Roberto Rodrigues.

Roberto Rodrigues é o atual diretor do CCET. (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

E continuou, dizendo que “é admirável ver o compromisso de todos que fazem parte do CCET em resistir às adversidades e em buscar constantemente contribuir para a comunidade, o setor produtivo e a instituição como um todo. Nosso compromisso é esse, e queremos agora expandir a oferta de cursos para evidenciar ainda mais a nossa força, além de contribuir com um ensino de excelência, o que ressalta o fortalecimento da UFS que, recentemente, conquistou a nota 5".

Quem passou pela Universidade e fez parte da construção da história do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFS também foi homenageado. Esse é o caso da professora Leila Maciel, que foi docente no Departamento de Computação durante mais de três décadas.

Leila Maciel foi professora veiculada ao CCET durante 1992 a 2023. (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

“É um momento emocionante para mim, que agora retorno à UFS como professora aposentada para prestigiar um evento tão importante e ainda tendo a oportunidade de ser homenageada. Sinto que cumpri meu dever na Universidade e deixei um legado para gerações futuras. Agora quero compartilhar memórias, reencontrar colegas e celebrar o impacto positivo que a UFS teve na vida de tantas pessoas, inclusive, na minha trajetória”, enfatiza Leila Maciel.

As homenagens também se estenderam aos ex-alunos do centro. Verônica Nascimento é egressa do curso de Engenharia da Computação e contou que “ser reconhecida pelo trabalho realizado durante a graduação é gratificante", e que leva consigo toda a bagagem e experiência que adquiriu no DECOMP.

Verônica Nascimento foi uma das egressas homenageadas no evento. (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Durante a cerimônia, alunos vinculados ao CCET dos mais diferentes cursos também estiveram presentes na ocasião.

Rhayza Oliveira é doutoranda em Química. (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Rhayza Oliveira é discente doutoranda em Química pela UFS, e explicou que durante sua trajetória acadêmica, o Centro foi fundamental para sua formação. “É ótimo saber que o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, juntamente com o Departamento de Química e o Programa de Pós-graduação, oferece suporte e oportunidades para o crescimento profissional dos estudantes. Essa dedicação ao desenvolvimento dos alunos é fundamental para o avanço da ciência e da educação, e foi o que auxiliou a minha manutenção na academia. Hoje eu vim celebrar a existência de um Centro que faz parte da minha vida”, destacou.

Assim como Rhayza, o estudante de Engenharia da Computação, Gabryel Barreto, também ressalta a importância do CCET na sua formação: “O Centro é um local de suporte para os alunos, e esse acolhimento é um diferencial para o desenvolvimento acadêmico e profissional de nós enquanto estudantes”.

Gabryel Barreto está no 4º período da graduação em Engenharia da Computação. (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Janaína Cavalcante - Bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS