Seg, 08 de abril de 2024, 10:31

Novos superintendentes da UFS tomam posse
Alberto Costa Neto e Vitor Belém assumem a STIC e Secom, respectivamente

A Universidade Federal de Sergipe empossou dois novos superintendentes: o professor Alberto Costa Neto, do Departamento de Computação, assumiu a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC); e o professor Vitor Belém, do Departamento de Comunicação Social é o novo gestor da Superintendência de Comunicação (Secom).

STIC

A Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) está sob nova gestão desde o último dia 1º de abril. Com a saída do professor Andrés Menéndez, assume o cargo de superintendente a partir de então o professor Alberto Costa Neto, do Departamento de Computação.

Na UFS, a superintendência é o órgão responsável por planejar e prover os serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação em apoio ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando como setor estratégico para inovação e eficiência da gestão administrativa da universidade.

Uma das maiores expectativas no momento é melhorar o acesso à internet nos diversos campi da UFS. “É um anseio antigo da comunidade acadêmica e que precisa ser acatado, já que em muitos locais o acesso à internet é difícil, mesmo para aqueles que podem arcar com os custos de um plano de dados próprio. Inicialmente vamos focar em melhorar a estabilidade e velocidade da rede de computadores. Já foram adquiridos e serão instalados nas próximas semanas mais de 80 switches (equipamentos de rede) e um firewall, fruto de investimentos feitos no final do ano passado. Além disso, diversos pontos de rede e conexões de fibra óptica serão instalados. Tudo isso dará mais controle e estabilidade à nossa rede cabeada”, explica o superintendente Alberto.


Alberto Costa Neto é o atual superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFS. (foto: Letícia Nery/Ascom UFS)
Alberto Costa Neto é o atual superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFS. (foto: Letícia Nery/Ascom UFS)

“Além disso, esperamos conseguir melhorar significativamente a qualidade da rede de computadores, principalmente a wi-fi, com a contratação da rede como um serviço, porém isso ainda está em uma fase inicial de licitação. Neste modelo, caberá à empresa contratada fornecer equipamentos novos e mantê-los durante a vigência do contrato. A vantagem desta solução para a UFS é que vai prover uma solução para os problemas de rede de imediato, sendo que o investimento será diluído ao longo do tempo de contrato”, complementou.

O reitor da UFS, Valter Santana, ressalta a importância da tecnologia da informação na consolidação dos processos e ações da nossa instituição. "Ao longo dos últimos anos, melhorias foram realizadas e avanços foram conquistados sob a coordenação do professor Andrés, que promoveu uma grande transformação. Para isso eu gostaria de agradecer o trabalho importantíssimo para que pudéssemos ter melhorias em nossa instituição dos últimos anos".


Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

De acordo com Andrés Menéndez, que ocupava a função desde janeiro de 2017, agora ele retorna para as salas de aula deixando muitos avanços na superintendência. “Iniciei na superintendência, que na verdade se chamava Núcleo de Tecnologia da Informação, em 02 de janeiro de 2017 e estou saindo agora em abril. Retorno para a sala de aula e posso falar do que conseguimos em termos de melhorias. A gente conseguiu construir um datacenter novo e um dos mais modernos do Brasil. Conseguimos colocar vários serviços novos no ar, melhoramos a parte de segurança também. Com relação aos serviços, colocamos o processo eletrônico em funcionamento, tem milhares de documentos tramitados, com migração para o SEI e fizemos diversos outros grandes projetos dentro da universidade em termos de software”, resume Andrés.


Andrés Menéndez, que ocupava a função desde janeiro de 2017, retorna para as salas de aula. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Andrés Menéndez, que ocupava a função desde janeiro de 2017, retorna para as salas de aula. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Com a responsabilidade de continuar o trabalho da superintendência, Alberto Costa Neto ressalta que existem dificuldades, inclusive orçamentárias, mas que trabalhará para tentar reduzi-las.

“Como é de conhecimento da comunidade, os últimos anos foram de bastante escassez de recursos, o que fez com que nossos equipamentos e infraestrutura não pudessem ser renovados na velocidade ideal, apesar de grandes esforços da administração. Além disso, com o aquecimento do mercado de trabalho na área de computação, que disparou com a demanda por soluções de TIC no período da pandemia, nossa equipe acabou perdendo técnicos e analistas, reduzindo nossa capacidade de trabalho, tanto no desenvolvimento de sistemas, como na área de redes. Neste sentido, estamos com a expectativa de receber 15 servidores, advindos de concurso em andamento, para reforçar nosso quadro e poder dar vazão à demanda reprimida”, pontuou Alberto.

Secom

Desde dezembro de 2023, está à frente da Superintendência de Comunicação da UFS o professor Vitor Curvelo Fontes Belém, do Departamento de Comunicação Social. A Secom é o órgão responsável pela coordenação as atividades de comunicação, produção audiovisual e editorial da UFS, através da Coordenação de Comunicação Institucional, da Rádio Universitária, da Produtora Audiovisual e da Editora UFS.

O atual superintendente ressalta o desafio profissional, pela relevância da instituição para o estado e dimensão da comunidade acadêmica. "Fazer comunicação pública é um desafio diário. Na prática, independentemente do tema e do formato com o qual abordamos um determinado assunto, o objetivo é sempre fortalecer o entendimento da educação enquanto política pública. É essa a mensagem que falamos todos os dias para a comunidade. Se a educação é transformadora, a comunicação pública tem um papel essencial nesse processo", afirma Belém.


Vitor Belém é o atual superintendente de Comunicação da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Vitor Belém é o atual superintendente de Comunicação da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Atualmente, a Universidade Federal de Sergipe soma, aproximadamente, 180 mil seguidores em todas as redes sociais e com um fluxo intenso de acesso diário ao Portal UFS. São produzidos conteúdos que circulam diariamente entre estudantes, professores, técnicos e a comunidade externa.

Vitor Belém coordenava a Assessoria de Comunicação da UFS há quase dois anos e, agora, amplia a gestão com a expectativa de dar continuidade ao trabalho, aprimorando fluxos internos e potencializando as formas de diálogo com a comunidade. "Para 2024, temos alguns projetos em andamento, como a atualização do Portal da UFS, com uma interface mais moderna e intuitiva, que garanta acesso à informação e transparência. Além disso, estamos buscamos formas para fortalecer e ampliar as estruturas da Rádio e TV UFS, e da editora universitária, que muito contribui para difusão de conhecimento científico. Na assessoria, novas formas de comunicação para aprimorar nosso contato com a comunidade", reforça o atual superintendente.

Ele assimiu o cargo após a também professora do DCOS/UFS, Maíra Bittencourt, ter sido nomeada diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). "No período em que estive à frente da Superintendência de Comunicação conseguimos conquistas importantes, como um canal de TV, a ampliação da potência da Rádio UFS, retomamos os editais com recursos para publicação de livros, avançamos na comunicação institucional, realizamos licitação de empresa da para atender aos eventos da UFS, adquirimos equipamentos para subsidiar os trabalhos de comunicação e colocamos a UFS na imprensa local, nacional e internacional. Foi um privilégio ter tido a oportunidade de contribuir para a estruturação da comunicação da UFS", diz Maíra.

Ascom UFS


Atualizado em: Qui, 18 de abril de 2024, 10:13
Notícias UFS