
Desde o início de 2024, o Núcleo Aracaju do Observatório das Metrópoles, vinculado à Universidade Federal de Sergipe (UFS), tem atuado de forma ativa e estratégica na construção do ciclo das Conferências das Cidades em Sergipe, que ocorreu em agosto deste ano, em Aracaju. A iniciativa, que visa fomentar a participação social na formulação de políticas públicas urbanas, contou com ampla mobilização institucional e envolvimento direto da comunidade acadêmica.
A participação do núcleo foi iniciada com a formação da Comissão Organizadora da Conferência Estadual das Cidades, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan). Representando a UFS, as professoras Sarah França, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/UFS), e Vera França, do Departamento de Geografia (DGE/UFS), integraram a comissão, contribuindo na coordenação e no suporte metodológico do processo.
O Núcleo Aracaju do Observatório das Metrópoles, formado por docentes e estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Engenharia Civil e Serviço Social, foi protagonista em ações de pesquisa, extensão e apoio técnico.
A Conferência das Cidades foi marcada pela participação de diversos segmentos sociais e institucionais, com gestores públicos, movimentos sociais, sindicatos, conselhos, universidades, empresários e organizações não governamentais.
A Universidade Federal de Sergipe teve papel fundamental durante todo o processo, segundo informou Sarah França. “A UFS, através do Núcleo, forneceu suporte metodológico à comissão organizadora, face ao convênio firmado com o Ministério das Cidades”.
O trabalho ganhou fôlego a partir de janeiro de 2025, com a assinatura de um convênio entre o Ministério das Cidades e o INCT Observatório das Metrópoles, sediado no IPPUR/UFRJ. “A partir disso, foram iniciados os trabalhos para auxiliar o governo do estado e a prefeitura da capital com suas conferências, prestando apoio metodológico para construção desse momento tão importante”, informou.

Ao todo, 54 dos 75 municípios sergipanos realizaram suas conferências municipais. Durante a etapa municipal, a professora Sarah França ministrou palestras nos municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju. A professora Vera França também atuou como palestrante em Aracaju. Já na etapa estadual, a professora Sarah participou da mesa de abertura, abordando a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
Outros docentes da UFS também se destacaram: o professor César Henriques Matos e Silva (Arquitetura e Urbanismo) atuou como facilitador no grupo de trabalho sobre mobilidade urbana, e a professora Carla Alessandra da Silva Nunes (Serviço Social) contribuiu nos debates sobre gestão democrática.
Como resultado desse envolvimento, foram eleitas delegadas da UFS para a etapa nacional da Conferência das Cidades e para o Conselho Estadual das Cidades: as professoras Ana Maria de Souza Farias (Departamento de Engenharia Civil) e Vera França (PPGEO/UFS).
Ascom UFS