No período de 27 a 30 de agosto, o Restaurante Universitário do Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe realizou um evento para homenagear o Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto. Intitulada “Semana do Nutricionista”, a ação contou com diversas atividades e chamou a atenção do público que frequenta o Resun.
A programação contemplou atividades variadas, realizadas tanto no horário de almoço quanto de jantar. Foram parte das ações: avaliação antropométrica para medir parâmetros como peso, altura, IMC e circunferência abdominal; apresentação do Guia Alimentar para a População Brasileira com destaque para os principais grupos alimentares e as orientações para uma alimentação saudável; atividade prática de análise sensorial para experimentar diferentes alimentos e aprender a identificar e avaliar atributos como sabor, textura, cor e aroma; sessão educativa sobre como interpretar rótulos nutricionais de alimentos embalados; e uma atividade focada nas boas práticas de fabricação (BPF) em cozinhas, abordando a importância da higiene e segurança alimentar.
A coordenadora de Alimentação e Nutrição (Canut/Proest), Paula Buarque, destaca que o evento foi bem-sucedido e alcançou todos os objetivos. “A experiência foi enriquecedora para todos os participantes da organização. O evento contribuiu significativamente para o fortalecimento da comunidade acadêmica, promovendo a troca de conhecimento e a integração entre os diferentes setores. Sem dúvida, iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento contínuo da nossa instituição e devem ser valorizadas e incentivadas”.
O evento contou com parceria de grupos de pesquisa e extensão do Departamento de Nutrição da UFS, coordenados pelas professoras Danielle Silva, Jeane Ferreira, Liliane Pires, Michele Carvalho, Raquel Netto e Silvia Voci.
No total, 450 alunos participaram da ação, que contou com 25 estudantes da graduação e pós-graduação em Nutrição como monitores do evento. Entre eles, Amanda Santos, aluna do 3° período, apresentou o projeto Osanes, voltado à agroecologia.
“Foi muito interessante ouvir o conhecimento das pessoas sobre o assunto que meu projeto tratou e ver como elas reagiam às informações que nós trazíamos e como toda essa questão agroecológica se relaciona com a alimentação e com a saúde. Os participantes interagiram bastante”, afirma Amanda.
“O que mais me surpreendeu nesse evento foi a curiosidade dos estudantes em relação a temas como alimentação saudável, agroecologia e outros assuntos da nutrição. Além disso, a interação entre os monitores de nutrição e o público foi excelente e as atividades propostas conseguiram realmente captar a atenção dos participantes”, ressalta a coordenadora Paula.
Letícia Nery - Ascom UFS