Na manhã desta quarta-feira, 11, aconteceu a abertura do XXVIII Seminário Internacional Integrador da Rede Prodema (SIIRP), constituído por nove universidades do Nordeste (UFS, UFPI, UFC, UFMA, UFERSA, UFRN, UFPB, UFPE e UESC). O propósito do evento, que aconteceu na Didática 7 do Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe, é fomentar debates sobre os temas presentes nas pesquisas de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema).
Tendo como tema geral “Desafios e soluções para um futuro sustentável: integrando a Agenda 2030 nas ciências ambientais”, a edição deste ano do SIIRP é dividida em nove eixos:
Agroecologia, Aquicultura, Agricultura Familiar e Agronegócios
Análise Geoambiental, Zoneamento e Ecologia da Paisagem
Conflitos Socioambientais
Educação e Epistemologia Ambiental
Etnobiologia e Etnoecologia
Gestão, Meio Ambiente, Indicadores e Políticas Públicas
Recursos Hídricos e Limnologia
Saneamento Básico - Resíduos Sólidos e Química Ambiental
Tecnologias Sociais, Desenvolvimento Sustentável e/ou Turismo
O coordenador do Prodema da UFS, professor Inaja Sousa, explica que este é um momento de troca de ideias e experiências entre pesquisadores. “É um momento ímpar em que os alunos se encontram, dialogam e também apresentam as dissertações e teses que estão desenvolvendo. É a segunda vez que a UFS sedia este evento, que tem como diferencial a experiência presencial do pós-pandemia, em que as pessoas querem se encontrar e estão com sede de conhecimento”, afirmou o coordenador.
Rafael de Melo, professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e vice-coordenador geral da Rede Prodema, acredita que tal integração é fundamental. “Nós ficamos muito felizes que a atual edição do SIIRP esteja sendo realizada aqui na UFS, que é uma das fundadoras desta rede, que iniciou menor, mas que hoje já abrange quase todos os estados nordestinos. É muito gratificante ter este momento para conhecer um pouco dos trabalhos que vêm sendo realizados”.
O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (Posgrap/UFS), Lucindo Quintans, compôs a mesa de abertura do evento e destacou a importância estratégica da Rede Prodema para a região Nordeste. “Além do Prodema lidar com as questões das humanidades, lida também, por exemplo, com as novas tecnologias associadas ao desenvolvimento humano. Uma vez que o programa está inserido no nordeste brasileiro, ele trata de problemas que afetam a nossa região, como por exemplo as ações antrópicas do homem sobre determinados biomas, bioeconomia, entre outros assuntos”, ressaltou.
Millena Moreira é doutoranda do Prodema da UFS e sua pesquisa envolve patrimônio e, consequentemente, aborda questões sobre memória e cultura, temas presentes na 28ª edição do SIIRP. “Esta é a segunda vez que participo do SIIRP, a primeira foi em Natal. Estou bastante animada, principalmente, para o EcoCine, que é uma exposição de vídeo-relatos de experiência e vídeo-poesias, praticamente a materialização de tudo que eu estudo”, afirmou.
Hamanda Soares também é doutoranda da Rede Prodema, mas da Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Tanto as turmas de mestrado quanto as de doutorado da rede Prodema da UFPI vieram, e nós estamos muito entusiasmados com esta edição do evento. É um momento de confraternização e muita troca sobre as nossas pesquisas. É uma excelente oportunidade para nos situarmos sobre questões ambientais nas mais diversas frentes”.
O XXVIII Seminário Internacional Integrador da Rede Prodema segue até sexta-feira, 13. Para mais informações, clique aqui para acessar a programação geral.
Brunna Martins - Ascom UFS