Qua, 09 de outubro de 2024, 16:20

I Encontro Formativo do Prolice reúne licenciandos da UFS e debate desafios da educação pública
Evento contou com programação cultural e espaços de debates sobre qualidade, inclusão e a defesa do ensino público

Entre apresentações culturais e espaços para discussões e debates, o I Encontro Formativo do Programa Licenciandos na Escola (Prolice), realizado nesta terça-feira, 8, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), permitiu aos alunos e professores integrantes do programa uma imersão sobre os desafios que permeiam a educação pública. O evento buscou proporcionar aos futuros educadores um ambiente de reflexão e de reiterar a importância de uma atuação comprometida com a qualidade, a inclusão e a defesa do ensino público.

A coordenadora institucional do Prolice, a professora Laiany Santos, enfatizou a relevância do evento na formação dos licenciandos. “É a primeira vez que fazemos esse encontro formativo do projeto, com o acolhimento a temáticas que são gerais de todos os núcleos que estão envolvidos no Prolice. São debates que estão inseridos na nossa prática educativa, a exemplo do papel da escola do campo e do processo de mercantilização da educação, e que propõem uma reflexão de como estamos, como pensamos educação, e como pensar na atuação dos licenciandos que estão sendo formados aqui. É preciso ter um olhar crítico e subsídios para uma atuação docente como gestores futuros da educação”, destacou.


Coordenadora do Prolice, professora Laiany destaca importância do programa
Coordenadora do Prolice, professora Laiany destaca importância do programa

A programação do encontro foi diversificada, começando às 9h com a apresentação da performance de dança contemporânea “Cada passo do caminho,” baseada na obra do renomado músico Naná Vasconcelos, que trouxe uma expressiva mensagem de movimento e transformação, refletindo o tema da formação em constante construção.

Às 9h30, foi realizada a Mesa de Saudação, que abriu oficialmente o evento, preparando o terreno para a primeira mesa-redonda do dia, às 10h. O tema abordado foi “Em defesa da educação do campo contra o fechamento de escolas: como nos posicionamos frente a esse processo?”, contando com a participação de Tereza Simone e Elis Correia, sob mediação de Erivanildo Lopes. Os debatedores trouxeram à tona o impacto do fechamento de escolas em áreas rurais, ressaltando a importância da preservação e valorização da educação do campo como um direito essencial.

Às 13h, o evento foi retomado com o espetáculo teatral “Vamos comprar um Poeta,” baseado na obra de Afonso Cruz, apresentado pela Cia de Artistas (CATALISE). A peça, carregada de humor e crítica, abordou de forma lúdica questões sobre a importância da arte e da poesia na vida cotidiana, gerando reflexões sobre a relação entre cultura e educação.

A segunda mesa-redonda do dia, com o tema “Privatização da educação pública e mecanismos de avaliação”, encerrou a programação do evento. As palestrantes Rita de Cássia e Lívia de Almeida, mediadas por Valéria Loureiro, discutiram o crescente processo de privatização da educação e as suas implicações para a qualidade e o acesso à educação pública. A mesa trouxe à tona os desafios enfrentados pelo sistema público de ensino diante dos interesses privados, além de refletir sobre os mecanismos de avaliação que muitas vezes desconsideram as realidades locais.


Professora Heloisa e a turma do curso de Química Licenciatura de Itabaiana
Professora Heloisa e a turma do curso de Química Licenciatura de Itabaiana

Para a professora do Departamento de Química do Campus de Itabaiana, Heloisa de Mello, o encontro fortaleceu o propósito do Prolice e gerou novas experiências para os estudantes. “Foi um evento para consolidar a ideia por trás do projeto, mostrar o que foi produzido ao longo desses anos de atividades, apresentando a participação dos alunos efetivamente. Além disso, é um espaço para ter contato entre parte teórica desenvolvida ao longo dos cursos e que tem a ver com a prática escolar, com a prática do docente, porque por mais que existam as disciplinas de estágio, é importante que esses alunos tenham esse contato com as escolas e tudo que envolve esse processo deles enquanto futuro professor dentro das suas áreas”, frisou.

Prolice

O Programa Licenciando(a)s na Escola (Prolice) foi instituído pela Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o propósito de fortalecer a formação docente de estudantes das diversas licenciaturas da UFS. O programa tem como objetivos: aproximar os estudantes de graduação da rotina diária das escolas da Educação Básica; articular atividades de ensino com a teoria e prática na formação docente; integrar o ensino superior com a educação básica; melhorar a qualidade da formação inicial docente com vivências na escola pública com a supervisão de um docente do ensino superior e acompanhamento do Colegiado de curso; contribuir para a melhoria dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe; e ampliar oportunidades de aprendizado mediante o desenvolvimento de atividades de ensino.

O programa é realizado em regime de colaboração com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (Seduc), Secretarias Municipais de Educação do Estado de Sergipe (Semed’s) e Núcleo de Integração entre as Universidades, Instituições de Ensino Superior, Instituições Científicas e Tecnológicas e Universidade com a rede estadual de ensino - NIUEB.

Ascom/UFS


Atualizado em: Qua, 09 de outubro de 2024, 16:25
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