A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Ministério Público Federal (MPF) retomaram, nesta terça-feira, 14, o debate sobre o atendimento à população de animais comunitários. A proposta é retomar as parcerias com as prefeituras de Aracaju e de São Cristóvão, com a participação da universidade, para oferecer atendimento aos animais.
De acordo com o reitor André Maurício Conceição de Souza, ao longo da manhã, houve reuniões com os gestores de Meio Ambiente das duas prefeituras. A ideia é retomar convênios existentes e viabilizar a volta dos atendimentos, por meio do Hospital Universitário Veterinário (HUV), localizado na Cidade Universitária José Aloísio de Campos, em São Cristóvão.
“Durante o encontro, o Ministério Público Federal apresentou pontos que a universidade vêm enfrentando há alguns anos. A partir de agora, tanto os dois municípios quanto a universidade vão tentar retomar os convênios e estabelecer um cronograma de atividades para tentar solucionar esses pontos. Realizamos reuniões com os representantes dos municípios”, explicou o reitor André Maurício.
O procurador da República Igor Miranda classificou o encontro como positivo. Segundo ele, os desafios enfrentados no atendimento à população de animais de rua poderão ser solucionados com a atuação conjunta de diversos órgãos. Ele explicou que a ideia da reunião desta terça-feira foi justamente retomar o diálogo e alinhar a melhor forma de atendimento.
“Neste sentido, foi importante a presença do atual representante da Coordenação de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho e do Hospital Universitário, para que eles somem, especialmente o Hospital Universitário, no atendimento e castração de animais comunitários que residem aqui no campus da Universidade Federal de Sergipe”, ponderou o procurador Igor Miranda.
Eduardo Almeida - Ascom UFS