
A solidariedade tomou conta do campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na última sexta-feira, 18. Durante todo o dia, a Didática 6 recebeu a 9ª edição da campanha de captação de doadores de sangue e medula óssea 'O Amor Está na Veia', uma iniciativa do curso de Farmácia em parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Neste ano, a ação ganhou um significado ainda mais especial: marcou também as comemorações pelos 25 anos do curso de Farmácia da UFS.
A mobilização teve grande adesão da comunidade universitária e do público externo. Ao todo, a campanha resultou em 388 doações: foram 142 coletas de sangue e 246 cadastros de doadores de medula óssea. Todo o material coletado foi processado pelo Hemose e distribuído para hospitais que necessitam de reposição de bolsas para cirurgias, tratamentos oncológicos, pacientes com anemia falciforme e vítimas de acidentes.
Para a professora Dulce Marta Schimieguel, coordenadora da campanha, a iniciativa já se consolidou como um marco no calendário do curso. “Estamos na nona edição da campanha, que tem crescido a cada ano. Em 2024, realizamos a coleta de sangue aqui na UFS pela primeira vez e a adesão foi excelente. Este ano, repetimos a experiência com um sistema de agendamento prévio que funcionou muito bem. Mesmo assim, tivemos uma fila de espera com mais de 100 pessoas além dos agendamentos. Isso mostra o quanto a universidade está engajada nessa causa, principalmente os alunos, que participam ativamente”, destacou.
A estudante Luana Dias, do último período do curso de Farmácia e monitora da campanha, ressaltou o impacto da iniciativa dentro da universidade. “Essa já é a minha terceira participação na campanha, e sempre me impressiona o quanto a comunidade acadêmica se envolve. Ver tantos estudantes dispostos a doar sangue ou se cadastrar como doadores de medula óssea mostra o quanto a solidariedade está presente na UFS. É muito gratificante fazer parte disso e saber que estamos contribuindo com algo tão importante”, afirmou.

Além dos organizadores e monitores, muitos estudantes participaram como doadores. É o caso de Sabrina Matos, do curso de Jornalismo, que doou sangue pela primeira vez. “Quando vi que a campanha seria na UFS, achei importante participar. Uma doação pode ajudar até quatro pessoas e faz uma grande diferença na vida de quem precisa. Estou muito feliz por ter contribuído e quero doar outras vezes também”, relatou.

Ascom UFS