Seg, 11 de agosto de 2025, 11:07

UFS lança Manual de Saúde Mental para corpo discente
Objetivo é compartilhar informações sobre os serviços, programas e projetos que se dedicam à saúde mental e estilos de vida saudáveis

Com o objetivo de compartilhar informações sobre os serviços, programas e projetos que se dedicam à saúde mental e estilos de vida saudáveis dos seus estudantes, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) - em parceria com as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Santa Maria (UFSM), e através de pesquisas que investigam a saúde mental entre universitários -, lança nesta segunda-feira, 11, o ”Manual de Saúde Mental: um guia para o estudante”.

A necessidade da elaboração do manual surgiu a partir do projeto "University Students Lifestyle and Mental Health (Unilife-M)" , um trabalho multicêntrico de pesquisa realizado em 13 universidades brasileiras, além de universidades estrangeiras, por meio de um mesmo protocolo de avaliação de estudantes de graduação. Na UFS, a pesquisa de âmbito internacional é coordenada pelo professor do departamento de Educação Física (DEF) e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) Danilo Rodrigues.

“Nosso objetivo é oferecer ao estudante uma fonte prática de orientação sobre projetos e serviços que ele pode acessar ao longo de toda a graduação. É um material pensado para apoiar o discente na prevenção e no cuidado com a saúde mental, trazendo informações baseadas em evidências e conectadas com a realidade universitária. Assim, queremos que ele seja uma ferramenta de consulta fácil, que contribua para o bem-estar e para uma experiência acadêmica mais saudável e produtiva”, explica o professor

Para Luana Conceição de Jesus, estudante do 5° período de Educação Física na UFS e bolsista de iniciação ao extensionisno do projeto, o manual de saúde mental é um direcionamento para que os estudantes possam atravessar as demandas da vida acadêmica de forma segura e acolhedora.

“Muitos colegas ainda se sentem tímidos e inseguros diante de todas as atribuições da vida acadêmica e da transformação pessoal e profissional que vem com esse processo, mas entendemos que esse processo pode ser guiado e compartilhado de forma que todos se sintam seguros e confiantes”, explica Luana.

Segundo Fábio dos Santos Barbosa, coordenador de Assistência e Integração do Estudante da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (Codae/Proae), o manual surgiu da necessidade de haver um documento elencando todos os serviços que a UFS oferece ao seu corpo discente, independentemente de estarem vinculados à pró-reiroria.

“Para além dos serviços oferecidos pela Proae, sabemos da importância do que é promovido pelas clínicas-escola dos departamentos da área de saúde, que visam o bem-estar físico e mental dos estudantes durante a sua jornada acadêmica. Dessa forma, reunir essas informações num material que poderá ser compartilhado entre todos é, além de cuidado e respeito, um reflexo da transparência que a instituição exerce com o corpo discente da graduação, da pós-graduação e do Colégio de Aplicação”, destaca.

Para ler o Manual de Saúde Mental da UFS, clique aqui.

Ascom UFS


Atualizado em: Seg, 11 de agosto de 2025, 12:09
Notícias UFS