Entre os dias 26 e 28 de agosto de 2025, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) sediará o Encontro Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE 2025). A programação, que ocorre no auditório da Didática VII, no campus de São Cristóvão, reúne gestores municipais e estaduais, nutricionistas, agricultores familiares e conselheiros de alimentação escolar. O evento também marca o lançamento da Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos (Catrapovos) em Sergipe e a realização da oficina “Caminhos da Inclusão Sanitária”.
Voltado a um público estimado em 300 participantes, o encontro busca atualizar as orientações técnico-operacionais e legais do PNAE, além de fortalecer a integração entre gestores, técnicos, conselheiros e agricultores. A expectativa é ampliar a qualificação da execução do programa, assegurando a compra de alimentos da agricultura familiar e promovendo a segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes nas escolas.
A iniciativa também envolve a Catrapovos, criada pelo Ministério Público Federal (MPF) para facilitar a inserção dos povos e comunidades tradicionais nos programas de compras governamentais. Outra atividade em destaque é a oficina do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que discutirá a regularização sanitária da produção e alternativas para apoiar as agroindústrias comunitárias, fortalecendo a economia local e a soberania alimentar.
De acordo com Renata Lopes de Siqueira, coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane/UFS), o apoio da universidade é essencial para dar legitimidade às ações. “A realização do encontro simboliza o compromisso da UFS com políticas públicas inclusivas, promovendo a sinergia entre academia, governo e sociedade civil na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e na valorização de um desenvolvimento agrário sustentável”, destacou.
Para conferir a programação completa do evento, acesse: @cecane.ufs.
Ascom UFS