Alunos do ensino básico de escolas estaduais de Aquidabã e Estância estiveram nesta sexta-feira, 22, no campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para continuar aprendendo matemática de forma mais simples, através do projeto Caravana, realizado por discentes e docentes do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (Profmat/UFS).
A ideia do projeto, criado em 2023, além de desmistificar a matemática, aperfeiçoar práticas pedagógicas e valorizar os professores, também foca no fortalecimento da Educação Básica.
“O Caravana tem como objetivo trazer os alunos das escolas públicas para participar dos eventos nas escolas e na UFS, para tirar essa ideia de que a matemática é difícil”, explicou um dos coordenadores, professor André Vinícius Dória.
O conhecimento é passado por mestrandos, que aliam a teoria à prática. “No programa de mestrado, todos os egressos precisam ter um trabalho ligado à Educação Básica e à Matemática, então aproveitamos para integrar”, acrescentou o coordenador


Wallisson Almeida Barros concluiu o mestrado pelo Profmat/UFS ano passado, participou do projeto e agora volta à UFS acompanhando os alunos como professor de Matemática do Colégio Estadual Francisco Figueiredo, em Aquidabã.
“Com o projeto Caravana, os alunos trocam conhecimento, saem um pouco da zona de conforto, interagem com colegas de sua escola e de outras cidades, desenvolvem o raciocínio e o aprendizado. E ainda é uma forma de ter ainda mais gosto pelos estudos, porque o sonho deles é estudar aqui na UFS”, afirmou Wallisson.

A aluna do 3º ano do Ensino Médio, Gabriele Gomes, 17, celebrou sua primeira vez na UFS e falou sobre o aprendizado em Matemática, que irá utilizar durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em novembro.
“Estou na UFS pela primeira vez e espero voltar no próximo ano como estudante. Posso afirmar que o acompanhamento dos professores este ano foi muito importante, porque irei prestar vestibular e tinha muita dificuldade em Matemática, mas os professores me ajudaram a entender de uma forma mais clara”, disse.
Os estudantes de graduação de Licenciatura em Matemática da UFS também auxiliam no projeto, principalmente durante as oficinas. Para a discente do 5º período, Larissa Ribeiro, o projeto é uma oportunidade que vai além de treinar a didática para a sala de aula.
“Pra mim, o projeto traz uma visão externa à sala de aula, de entender como funciona o mestrado, para posteriormente, adentrar. Mas também posso treinar a parte profissional com os alunos das escolas, mostramos como funciona a universidade, os cursos, os projetos, programas e, nas oficinas, as diversas formas de aprender Matemática”, ressaltou a graduanda.

Para Eduarda Costa, 17, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Arabela Ribeiro, o projeto Caravana cumpriu o objetivo: “Quando eu era mais nova, achava matemática um monstro, mas através desse projeto, conheci a matéria de uma forma tão simples, que nem sabia que existia”, comemorou.

Ascom UFS