O Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) está promovendo o projeto “Revisão Enem SerTão UFS”, uma iniciativa voltada para estudantes da região que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta busca oferecer conteúdos de revisão e estratégias de estudo para as disciplinas de Português, Redação, Matemética, Biologia, Química e Física, ampliando as oportunidades de preparação e contribuindo para democratizar o ingresso ao ensino superior, especialmente para jovens do interior do estado.
De acordo com o pedagogo e coordenador de Assistência Pedagógica do campus, Severino Alves Reis, o projeto é uma parceria entre a direção do campus e o Centro de Educação a Distância (Cesad) e foi pensado para atender às demandas dos estudantes que muitas vezes não têm acesso a cursinhos preparatórios ou materiais de apoio adequados.
"A revisão pretende reforçar não apenas os conteúdos exigidos pelo Enem, mas também estimular a confiança dos participantes na reta final de preparação. Dessa forma, o projeto funciona como uma prática de educação popular, no sentido de oferecer ferramentas e capacitação para que os estudantes da comunidade possam superar as barreiras sociais e econômicas, conquistando uma maior igualdade de oportunidades", destaca.
Para o professor Maycon Reis, diretor do campus Sertão, a ação está diretamente alinhada à missão da UFS de promover ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo o papel da instituição como agente de transformação social.
"A iniciativa fortalece a presença da UFS no interior do estado ao democratizar o acesso a conteúdos de qualidade e criar oportunidades para que jovens da região se sintam mais preparados e confiantes diante de um dos maiores desafios de suas trajetórias acadêmicas. O impacto esperado é a ampliação das possibilidades de ingresso no ensino superior, reduzindo desigualdades e consolidando a educação como instrumento de desenvolvimento regional", explicou.
O projeto é aberto a toda comunidade externa com limite de 60 vagas e as inscrições podem ser realizadas via Sigaa. As aulas acontecem às terças e quartas, das 19h às 21h30, no auditório do Campus. Além disso, há aulões aos sábados com a participação e apoio de professores da UFS Sertão e de outras redes de ensino.
Com iniciativas como essa, a UFS reafirma seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento regional, oferecendo caminhos para que mais estudantes do sertão possam alcançar o sonho de ingressar no ensino superior.
Jéssica Vieira - Ascom UFS