
Na manhã desta terça-feira, 2, a professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Maíra Bittencourt, tomou posse como nova presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese). A cerimônia foi realizada na Reitoria da UFS, no campus de São Cristóvão.
Durante o evento, Maíra falou sobre sua trajetória à frente da Superintendência de Comunicação da universidade e compartilhou suas expectativas para a nova função.
“O trabalho com a comunicação da UFS foi muito gratificante. A gente pôde realizar reestruturações, principalmente em termos de radiodifusão, com a expansão do sinal da rádio e a implantação da TV. Eu saio com uma sensação de missão cumprida e com a equipe muito bem estruturada para seguir tocando os novos projetos”, afirmou Bittencourt. Ela também anunciou o jornalista e produtor cultural da UFS, Eduardo Almeida, como seu sucessor na superintendência.

Sobre os novos desafios à frente da Fapese, ela destacou a importância de ampliar a atuação da fundação: “Agora, minha missão na Fapese é tentar levar novos projetos, captar recursos, fomentar a Universidade, ampliando para que a gente tenha mais impacto ainda na sociedade sergipana”.
Criada em 1993 por iniciativa da UFS, junto a outras instituições, a Fapese tem papel estratégico no apoio à geração de recursos para projetos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo significativamente para o desenvolvimento científico e social de Sergipe.
“As fundações de apoio existem para dar suporte aos projetos dos professores, técnicos, comunidade acadêmica como um todo, então suporte administrativo, financeiro, de gestão de recursos e também esse trabalho de captação de recursos externos para fomentar aquilo que a universidade faz de melhor, que é a pesquisa, que é o trabalho de extensão e o desenvolvimento tecnológico”, explicou a nova presidente.

A então presidente da Fapese, Renata Mann, se despediu da função destacando a importância de manter a excelência na condução dos trabalhos e reafirmou seu compromisso com uma transição responsável.
“Assumi a fundação há dois anos e foi um grande desafio desde o princípio, pois era o pós-pandemia, as fundações sofreram muito, mas com colaboração e cooperação nós conseguimos avançar. E, hoje, nós temos a honra de passar o bastão e entregar a gestão da fundação para a professora Maíra Bittencourt”.

A vice-reitora da UFS, Silvana Bretas, reconheceu o trabalho de comprometimento da equipe da fundação. “Nós sabemos todos os desafios que vocês enfrentam dia após dia no interior da Fapese. Temos percebido a dinamicidade com que a Fapese entrega os projetos, e deixo nossos agradecimentos a toda a equipe".

O reitor da UFS, professor André Maurício, destacou a importância da Fapese para a universidade e demonstrou confiança na nova gestão.
“A Fapese é um pilar importante para o desenvolvimento da ciência e tecnologia de ensino na Universidade Federal de Sergipe. Na área de comunicação, a professora Maíra fez uma transformação e não tenho dúvidas que, com a capacidade que ela tem demonstrado nos trabalhos recentes enquanto gestora, também vai fazer um excelente trabalho na Fapese. Então, eu fico muito tranquilo e muito feliz da professora Maíra ter aceitado esse desafio”.

Nova presidente
Doutora e mestre em Ciências da Comunicação, Maíra Bittencourt está na UFS desde 2019. É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do curso de graduação em Jornalismo, tendo atuado como superintendente de Comunicação da universidade e como presidente do Conselho Editorial. Também foi diretora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/Andifes) e professora na Universidade Federal de Rondônia. Com mais de 10 anos de experiência em redações jornalísticas de emissoras de TV, trabalhou nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.
Ascom UFS