
A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Departamento de Engenharia Agrícola (Deagri/UFS) e do Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (SERGEO/UFS), em parceria com a Superintendência Regional da Conab em Sergipe, concluiu o mapeamento das áreas cultivadas com milho terceira safra em Sergipe, referente à safra 2023/2024.
O estudo representa um importante avanço científico e tecnológico para o Estado, unindo a expertise da UFS em pesquisas na área de sensoriamento remoto e geoprocessamento com o papel estratégico da Conab no monitoramento da produção agrícola nacional. Essa cooperação fortalece a capacidade de planejar políticas públicas, apoiar produtores e fornecer informações confiáveis para a sociedade como um todo.
O mapeamento foi realizado com base em imagens de satélite da Planet, disponibilizadas pela Iniciativa Norueguesa para o Clima e Florestas (NICFI), com 4,77 m de resolução espacial, cobrindo o período de abril a novembro de 2024. A identificação das áreas cultivadas se deu por meio de fotointerpretação criteriosa, considerando cor, textura, geometria, padrão de plantio e estádios fenológicos característicos do milho. A vetorização foi realizada no software QGIS em escalas que variaram entre 1:5.000 e 1:10.000, assegurando precisão nos resultados.
Segundo o professor Diego Campana Loureiro, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFS e responsável técnico pelo estudo em conjunto com os técnicos da Conab, a iniciativa demonstra como a ciência aplicada e a inovação tecnológica podem gerar impactos diretos no monitoramento agrícola e na segurança alimentar.
“A parceria entre a UFS e a Conab é um exemplo claro de como a integração entre ciência e gestão pública pode contribuir para a sociedade, fornecendo dados essenciais para a tomada de decisão em um setor tão estratégico quanto a agricultura”, destaca o professor Diego Campana Loureiro.
A equipe do SERGEO envolvida na pesquisa contou com a participação do professor André Quintão de Almeida (Deagri/UFS), e dos estagiários da Conab, Jlyel Max Santos da Cruz (Deagri/UFS) e Rai Silva Teles (Deagri/UFS).
O resultado final do trabalho já está disponível no portal de informações agropecuárias da Conab, onde pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.
Com informações do Deagri/UFS