Ter, 07 de outubro de 2025, 11:02

UFS promove Seminário de Comunicação Pública para fortalecer participação social
Evento marca início do processo democrático de formação do Conselho Editorial da Rádio e TV UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza nesta quinta-feira, 9, às 9h30, no auditório da Associação de Docentes da UFS (Adufs), o Seminário de Comunicação Pública. A iniciativa inaugura um processo democrático e participativo que antecede as consultas públicas para a definição do Conselho Editorial da Rádio e da TV UFS.

O encontro pretende debater os princípios da comunicação pública e seu papel no fortalecimento da cidadania, da transparência e da gestão democrática na instituição.

Segundo a professora Maíra Bittencourt, superintendente de Comunicação (Secom/UFS), o seminário será um marco na construção coletiva das diretrizes da comunicação pública da universidade. “O grande diferencial da comunicação pública é a participação social. Queremos trazer a comunidade para dentro dos nossos veículos, discutir programação e garantir que Rádio e TV representem os interesses da sociedade, mostrando as múltiplas vozes do nosso estado”, destacou.


Maíra Bittencourt é superintendente de Comunicação da UFS (Foto: Adilson Andrade/AscomUFS)
Maíra Bittencourt é superintendente de Comunicação da UFS (Foto: Adilson Andrade/AscomUFS)

O conselheiro diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e palestrante, Octavio Pieranti, ressaltou a importância do papel desempenhado pela universidade. “A comunicação pública é absolutamente fundamental para garantir direitos e para fortalecer a nossa democracia. Quando uma universidade como a UFS monta suas emissoras, ela está predispondo a trazer temas para debates com a comunidade e para fazer um diálogo estruturado sobre questões que muitas vezes não aparecem na mídia tradicional".


Octavio Pieranti, conselheiro diretor da Anatel, palestrará no Seminário (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)
Octavio Pieranti, conselheiro diretor da Anatel, palestrará no Seminário (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)

O processo prevê consultas e audiências públicas, abertas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, para consolidar a autonomia e a representatividade dos veículos. “O seminário dá início a essa jornada de participação social na Rádio e na TV UFS, com um espaço democrático para quem quiser contribuir com a formação do conselho”, acrescentou a professora Maíra.

Ascom UFS


Atualizado em: Ter, 07 de outubro de 2025, 11:08
Notícias UFS