
Dois estudantes atletas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) conquistaram medalhas na etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizada nesta semana em Natal, Rio Grande do Norte. A competição reuniu cerca de sete mil atletas de instituições de ensino superior de todo o país e encerrou na última sexta-feira, 17.
A UFS foi representada pelos estudantes Joas Lael dos Santos Borges, do curso de bacharelado de Educação Física (DEF/UFS), medalhista de bronze no jiu-jítsu, e Ewellin Caitano Rodrigues, estudante de Engenharia de Alimentos (DTA/UFS), medalhista na natação paralímpica (classe S14). Ambos integraram a delegação sergipana que disputou o segundo bloco de modalidades do evento, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
Para o coordenador de Promoções do Esporte Universitário da UFS, Raphael Souza, o desempenho dos atletas é motivo de orgulho e reflete o fortalecimento do esporte universitário dentro da instituição.

“A oportunidade de participar deste evento já é, por si só, uma grande conquista, pois somente os destaques estaduais conseguem vaga no campeonato brasileiro. Conquistar boas colocações nacionais demonstra o desenvolvimento esportivo da UFS junto aos melhores atletas do país. Nossa delegação tem muito potencial para crescer e ampliar o quadro de medalhas nos próximos anos”, destacou o coordenador.
Com trajetória consolidada no jiu-jítsu universitário, Joas Lael participou pela terceira vez do JUBs representando a UFS e em todas as edições subiu ao pódio.


“É sempre uma honra representar nossa universidade através do esporte. Esse foi meu terceiro JUBs e, nas três vezes, conseguimos medalhas. É um desafio enorme conciliar trabalho, estudos e treinos, ainda mais em um evento de altíssimo nível, com atletas profissionais. Mesmo assim, conseguimos mostrar a força do esporte sergipano, o que é algo muito especial e vai além de qualquer medalha”, afirma o atleta, que competiu na categoria faixa preta até 70 quilos, conquistando o bronze nacional.
Na natação, Ewellin Caitano Rodrigues também celebrou o resultado com emoção e gratidão. A atleta da classe S14, que treina no Centro de Referência Paralímpico Oséas Miranda, destacou o apoio dos técnicos e o esforço diário para conciliar estudos e treinos.

“Essas medalhas significam muito para mim, porque só participam as oito melhores do Brasil. Foi um campeonato desafiador, especialmente porque sofri uma lesão, mas consegui superar com o apoio dos meus técnicos e colegas. Representar a UFS é uma grande responsabilidade e me dedico com garra e coragem para alcançar bons resultados”, contou.
A estudante também comentou sobre sua rotina intensa de treinos e estudos. “Conciliar a rotina não é fácil, mas com organização tudo dá certo. Estudo pela manhã na UFS, treino à tarde no Zé Peixe e à noite ainda vou à academia. Algumas pessoas acham que é muito, mas para obter bons resultados é preciso abrir mão de algumas coisas”, relatou.
Ascom UFS