A Coordenação de Estudos Avançados da Universidade Federal de Sergipe (CEA/UFS), por meio do Observatório Social Temático em Segurança Pública e Formação Policial, realiza, de 12 a 14 de novembro, o I Fórum sobre Formação em Segurança Pública, no auditório da Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol). O evento reúne representantes de diferentes instituições e especialistas da área com o objetivo de promover debates qualificados sobre os processos formativos das forças de segurança no estado.
De acordo com Zenith Nara Costa Delabrida, coordenadora do Observatório, o Fórum busca refletir sobre a formação profissional como uma estratégia de valorização e promoção da saúde física e mental dos agentes de segurança pública.
“O nosso observatório é o único, que conseguimos identificar no país, voltado especificamente à formação. Esse é um diferencial importante, porque a formação está diretamente relacionada à qualificação profissional e também à promoção da saúde. Profissionais bem preparados e com boa saúde física e mental são profissionais mais seguros e eficientes”, destaca.
Zenith ressalta ainda que estudos nacionais, como o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apontam a área como um dos setores mais vulneráveis a problemas de saúde mental. “A promoção da saúde é integrada: não dá para olhar apenas para a saúde mental sem considerar a física, e vice-versa”, explica.
Os três dias de evento acontecem sempre no turno da manhã, entre 7h e 13h.
12 de novembro: debates sobre a formação nas corporações militares — Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar;
13 de novembro: foco nas corporações civis — Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Penal;
14 de novembro: apresentação dos resultados e discussões sobre encaminhamentos práticos.
Para mais informações, acesse: @ceaufs.
Ascom UFS
