Entendemos a preocupação de alunos, familiares e professores sobre a não utilização da nota do Enem 2025 neste processo seletivo. Sabemos que essa etapa é importante para muitos estudantes e reconhecemos a ansiedade que mudanças no calendário podem gerar.
A decisão de considerar apenas as notas do Enem de 2020 a 2024 não tem relação com exclusão de candidatos, mas sim com uma limitação prática e jurídica: "o Enem 2025 ainda está em curso, e o resultado oficial só será divulgado no final de janeiro de 2026, conforme previsto pelo Inep".
Para que nenhum candidato seja prejudicado pelo atraso no calendário nacional, o Vestibular de Música precisa divulgar seu resultado antes dessa data, permitindo:
- Cumprir o calendário acadêmico da UFS;
- Realizar a matrícula institucional dentro dos prazos legais;
- Garantir que pelo menos três listas de chamadas sejam publicadas com tempo hábil, permitindo que todos os candidatos convocados consigam efetuar matrícula.
Se utilizássemos a nota do Enem 2025, todo o processo seletivo atrasaria, causando prejuízo a centenas de candidatos e comprometendo o início do semestre letivo.
Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a isonomia e a segurança jurídica, e seguimos abertos ao diálogo, reconhecendo a importância das manifestações e das preocupações apresentadas.
Pró-reitoria de Graduação (Prograd/UFS)
