Ter, 02 de dezembro de 2025, 14:40

Orientações sobre as notas do Enem consideradas no Vestibular de Música da UFS
Leia a nota na íntegra

Entendemos a preocupação de alunos, familiares e professores sobre a não utilização da nota do Enem 2025 neste processo seletivo. Sabemos que essa etapa é importante para muitos estudantes e reconhecemos a ansiedade que mudanças no calendário podem gerar.

A decisão de considerar apenas as notas do Enem de 2020 a 2024 não tem relação com exclusão de candidatos, mas sim com uma limitação prática e jurídica: "o Enem 2025 ainda está em curso, e o resultado oficial só será divulgado no final de janeiro de 2026, conforme previsto pelo Inep".

Para que nenhum candidato seja prejudicado pelo atraso no calendário nacional, o Vestibular de Música precisa divulgar seu resultado antes dessa data, permitindo:

  • Cumprir o calendário acadêmico da UFS;
  • Realizar a matrícula institucional dentro dos prazos legais;
  • Garantir que pelo menos três listas de chamadas sejam publicadas com tempo hábil, permitindo que todos os candidatos convocados consigam efetuar matrícula.

Se utilizássemos a nota do Enem 2025, todo o processo seletivo atrasaria, causando prejuízo a centenas de candidatos e comprometendo o início do semestre letivo.

Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a isonomia e a segurança jurídica, e seguimos abertos ao diálogo, reconhecendo a importância das manifestações e das preocupações apresentadas.

Pró-reitoria de Graduação (Prograd/UFS)


Atualizado em: Ter, 02 de dezembro de 2025, 14:56
Notícias UFS