
O sistema de ar-condicionado do Restaurante Universitário (Resun) do campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) está em fase de testes, mas segue em pleno funcionamento desde a semana passada. A demanda histórica da comunidade acadêmica teve um investimento de mais de R$ 600 mil.
O processo licitatório foi aberto em meados de 2025 e a expectativa é que seja concluído no início do próximo semestre, com previsão de início em 23 de março.
De acordo com o superintendente de Infraestrutura da UFS, Anderson Valença, após a compra dos aparelhos, foram necessárias adaptações para a instalação, como adequações no teto e em tubulações, entre outras questões.
“Foi feita uma correção de estrutura que já existia, uma questão da cobertura, uma parte de instalações relacionada à hidráulica, que agora é concluída com a parte final de refrigeração. Com essas finalizações, percebemos a necessidade de mais alguns ajustes, que também já estão sendo trabalhados. À medida que esses testes não apresentarem nenhum tipo de problema, o sistema de refrigeração vai ser entregue de maneira definitiva para o laudo final da fiscalização”.

O reitor da UFS, professor André Maurício Conceição, que já havia conferido a refrigeração do local na semana passada, voltou com equipes de administração da instituição para se certificar do funcionamento do sistema.
“Há mais de uma década os estudantes vêm reclamando dessa condição insalubre, de um calor insuportável, com pessoas, inclusive, passando mal. Quando o Resun foi construído, não havia esse calor todo. O Resun é fundamental, é a principal ação de permanência estudantil na universidade. São mais de de sete mil refeições diárias para todos os campi, com um investimento de mais de R$ 20 milhões por ano. Então, é uma felicidade estar almoçando aqui hoje", pontuou.

A estudante do curso de Jornalismo, Fernanda Felix, comemorou com os amigos o ambiente refrigerado.
“Era uma demanda que a gente esperava há bastante tempo. Fazia muito calor. Era até difícil de comer em alguns momentos, mas hoje, chegando aqui com tudo climatizado, é outro ambiente. Fiquei rindo muito com os meus amigos porque a gente não achou que fosse ser tão rápido”, brincou.

Ascom UFS
