Sex, 19 de outubro de 2012, 12:24

Curso pré-acadêmico visa democratizar pós-graduação
Curso pré-acadêmico visa democratizar pós-graduação

Quarenta e dois estudantes vão participar do curso, cujas aulas começam este mês


A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFS (Proex) divulgou ontem, 18, o resultado final do processo seletivo para o curso ‘Formação Pré-Acadêmica: Equidade na Pós-Graduação’. Esse projeto, que entrará em vigor ainda este mês, tem o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior de parcelas da população com pouca representatividade no nível da pós-graduação. Vão participar do curso 42 estudantes – dois a mais do que previa o edital. Veja o resultado.


As vagas seguiram a política de cotas da UFS e foram destinadas a candidatos que cursaram ensino fundamental e médio em escola pública. Segundo o edital, o processo de seleção adotou a proporcionalidade de no mínimo 70% das vagas para negros (autodeclarados pretos, pardos ou negros) e indígenas, além de garantir a proporcionalidade de no mínimo 50% das vagas para mulheres que se incluam nos critérios anteriores (étnico-racial e social).


Mas, segundo o professor Paulo Neves, um dos coordenadores do órgão responsável pela implementação do curso - o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) -, a maioria dos inscritos foi feminina e não houve, portanto, necessidade da utilização das cotas para elas.


“A ideia é propiciar que grupos de baixa renda e minorias como indígenas, negros e mulheres, possam ter acesso à pós-graduação porque quando é feita a análise do público desse nível, sobretudo em algumas áreas específicas, nota-se que ele é majoritariamente masculino, branco e de classe média alta”, explica Paulo Neves, que descreve a iniciativa como um curso de democratização do ensino que servirá de impulso para a carreira de pesquisa dessa parcela de estudantes.


O curso preparatório oferecerá três disciplinas: Produção de Texto Científico, que ajudará os alunos no processo de escrita dos projetos acadêmicos; Inglês Instrumental, já que o domínio de uma língua estrangeira foi apresentado como o principal critério excludente para o ingresso desses alunos em muitas opções de pós; e Metodologia Científica, para o desenvolvimento dos projetos.


Além disso, serão oferecidas tutorias, de modo a aproximar os estudantes de seus futuros orientadores. “Com as tutorias, os estudantes podem ter um conhecimento sobre o sistema da pós-graduação como um todo, e poderão começar a elaborar um projeto a partir da discussão sobre temas e pesquisas com os professores”, afirma o professor Paulo.


Novas turmas


De acordo com o coordenador, o curso será desenvolvido durante horários não-comerciais para possibilitar o ingresso dos estudantes que trabalham durante a semana. O projeto terá a duração média de quatro meses, e outras duas turmas serão ofertadas por meio de processos seletivos para março e setembro de 2013.


O curso “Formação Pré-Acadêmica: Equidade na Pós-Graduação” é, segundo o professor Paulo, a primeira iniciativa de inclusão social em pós-graduação na UFS. Conta com o financiamento da Fundação Ford e da Fundação Carlos Chagas, que desenvolvem projetos semelhantes em outras universidades públicas do Brasil.


Reunião de aprovados


O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) informa aos aprovados que no dia 23 de outubro, às 19h, haverá uma reunião de apresentação do curso no miniauditório da Psicologia/DCS.


Ascom


comunica@ufs.br



Atualizado em: Sex, 19 de outubro de 2012, 14:53
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