Criada em 15 de maio de 1968, a Universidade Federal de Sergipe conta com 20.363 alunos matriculados nos cursos de graduação, 5.448 em graduações do sistema de educação a distância e outros 1.087 na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). A UFS se destaca pelo compromisso e dedicação de prestar um ensino superior público de qualidade para a sociedade sergipana.
O vestibular da instituição é anual. Na última edição, ocorrida em dezembro de 2011, ofertou-se 5.260 vagas em 102 opções de cursos presenciais nos campi de São Cristóvão, Aracaju (HU), Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto – neste campus as atividades acadêmicas iniciam em maio de 2011. Através da educação a distância são oferecidas outras 2.600 vagas em cursos situados em 15 polos (municípios de Arauá, Areia Branca, Brejo Grande, Estância, Japaratuba, Laranjeiras, Lagarto, Poço Verde, Porto da Folha, São Domingos, Carira, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Propriá e São Cristóvão).
Com o objetivo de democratizar o acesso, a UFS adotou no vestibular 2010 a política de cotas. Do número total de vagas, 50% são destinadas a estudantes das redes públicas municipal, estadual e federal de ensino. Destas, 70% são reservadas a estudantes que se declararem negros, pardos ou de origem indígena.
Na pós-graduação, possui 40 cursos stricto sensu, sendo 8 de doutorado, 30 de mestrado acadêmico e 2 de mestrado profissional.
A qualidade no ensino também se reflete nos ensinos fundamental e médio através do Colégio de Aplicação (Codap), que atende 451 alunos. Há 51 professores efetivos.
No total, o quadro de pessoal da UFS conta com 1.150 professores, sendo 1.023 do quadro efetivo (60% deles com título de doutorado). Já o quadro de técnico-administrativos possui 1.137 servidores efetivos.
Nas suas atividades de pesquisa, há 417 projetos de pesquisa em andamento, 171 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e 278 professores envolvidos na iniciação científica. Há 676 alunos bolsistas de iniciação científica.
Na extensão, a UFS possui 198 projetos cadastrados, o que contempla um público de 304.333 beneficiados. Trezentos e trinta e um professores, 1.030 estudantes e 60 técnicos estão envolvidos em projetos junto à comunidade. Há 1.431 bolsistas de extensão.
*Os dados de matrícula, de pessoal, da graduação e pós referem-se a partir do segundo semestre de 2010. Os números das atividades de pesquisa e extensão dizem respeito a dezembro de 2009. Todos os dados foram catalogados pela Copac e estão em constante atualização.