Seg, 22 de setembro de 2025, 09:41

'Seminário Raízes da Resistência' acontece na UFS
Evento trata sobre educação ambiental não formal e movimentos sociais

Nos dias 24 e 25 de setembro acontece o ‘Seminário Raízes da Resistência: Educação Ambiental não formal e Movimentos Sociais’, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão. O evento é um desdobramento do projeto de pesquisa 'Lugar de Educação Ambiental é em todo lugar', fomentado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).

De acordo com a coordenadora do projeto de pesquisa, Mônica Modesto, a ideia da realização do seminário surgiu através da análise de movimentos sociais atuantes em Sergipe frente à problemática socioambiental existente no estado.

“Identificamos a existência de múltiplos conflitos socioambientais acontecendo concomitantemente nos oito territórios sergipanos. Com isso, verificamos também a necessidade de ter um espaço em que as vozes desses grupos pudessem ser escutadas, bem como de que pessoas de vários setores da sociedade pudessem escutar essas vozes e compreenderem os conflitos socioambientais pela ótica de quem os vivencia na pele todos os dias”.

Também estão envolvidos no evento o Movimento Sem Terra (MST), Movimento Camponês Popular (MCP), Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu), comunidades quilombolas, trabalhadores da agricultura familiar, marisqueiras, catadoras de mangaba, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

“O local de realização ser o Campus São Cristóvão da UFS foi uma escolha para que essas vozes e seus clamores possam ecoar dentro de um espaço produtor de ciência com responsabilidade socioambiental como é a universidade”

Para participar do evento, é possível se inscrever através do Sigaa. Confira a programação:

24/09 (quarta-feira)
Auditório da Didática VII

  • 8h30 às 9h: Mística

  • 9h às 9h30: Abertura oficial

  • 9h30 às 12h: Mesa Redonda:
    "Inter-relações entre Educação Ambiental Não Formal e Movimentos Sociais"

  • 12h às 14h: Almoço

Sala 203 (Didática VII)

  • 14h às 18h: Painel de Discussão:
    "Conflitos socioambientais nos territórios sergipanos"

25/09 (quinta-feira)

Manhã – Auditório da Didática VII

  • 8h30 às 9h: Mística

  • 9h às 12h: Mesa Redonda:
    "Conflitos Socioambientais no Estado de Sergipe"

  • 12h às 14h: Almoço

Tarde – Sala 205 (Didática VII)

  • 14h às 18h: Plenária de Encaminhamentos

Ascom UFS


Atualizado em: Seg, 22 de setembro de 2025, 10:39
Notícias UFS