Qua, 29 de novembro de 2017, 09:42

UFS realiza fórum para ouvir comunidade de São Cristóvão
Atividade faz parte do Fasc; veja a programação completa do festival
34ª edição do evento ocorre de 1º a 3 dezembro. (arte: organização do evento)

Como parte da programação da 34ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), a Universidade Federal de Sergipe realiza o I Fórum Pensar São Cristóvão para ouvir a comunidade local e saber o que aconteceu com a arte e cultura do município nos 12 anos de pausa do festival. Em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão, o Fasc é organizado pela UFS e acontecerá entre 1º e 3 de dezembro.

Visite a página oficial do evento
Leia o artigo da professora Terezinha Oliva sobre a volta do Fasc

Maratona de Programação e Inovação acontece durante o Fasc

De acordo com Alaíde Hermínia, pró-reitora de Extensão da UFS, o fórum, idealizado pela universidade, acontecerá como pré-evento nesta quinta-feira, 29, a partir das 13h30 no Salão dos Carmelitas. “Fazer com que a universidade participe dos problemas do município sede, seja parte dele e não fique isolada, não crie um muro”, destaca.

Paola Santana, secretária de Governo da Prefeitura de São Cristóvão, informa que o fórum terá momentos de discussão com a comunidade, o comércio local e pessoas envolvidas com a cultura do município. “A gente está convocando os grupos folclóricos e artistas para eles voltarem a discutir cultura na cidade”.

Ações

Além do fórum, foram lançados, no início de setembro, dois editais internos para projetos e eventos a serem apresentados no festival. “Os projetos já estão em andamento desde o mês de novembro e estão sendo desenvolvidos duas vezes por semana”, explica a pró-reitora.

Segundo Alaíde, a universidade, que estará presente em atividades ligadas à música, dança, cinema e teatro, terá uma exposição sobre o Museu do Homem Sergipano e de 100 anos do Cultart.

Fasc

A primeira edição do Festival de Artes de São Cristovão (Fasc) foi realizada em setembro de 1972 por iniciativa da UFS, como parte do calendário de comemorações dos 150 anos da Independência e com o objetivo inicial de promover a difusão da produção cultural regional e incentivar os grupos artísticos experimentais na universidade.

A última edição ocorreu em dezembro de 2005 e reuniu milhares de pessoas que puderam interagir em oficinas, espaço de aprendizado e reciclagem e apresentações culturais diversificadas, como: bandas, corais, grupos de folclore com seus cortejos e grafiteiros.

Atualizado em: Qua, 29 de novembro de 2017, 15:45