Qua, 29 de novembro de 2017, 15:35

Maratona de Programação e Inovação acontece durante o Festival de Artes de São Cristóvão
Disputa começa às 17h desta quinta-feira e vai até às 18h de domingo, o que confere 73 horas de reclusão dos maratonistas

Estudantes, profissionais e entusiastas da área de Computação e áreas afins irão participar do Hackathon - uma maratona cívica de programação e inovação, com o objetivo de criar soluções tecnológicas, por meio da participação cidadã, com o intuito de colher informações sobre as demandas da população e desenvolver aplicativos que facilitem a vida dos cidadãos.

Leia também:

Fasc 2017: UFS realiza fórum para ouvir comunidade de São Cristóvão

Visite a página oficial do Fasc 2017

O Hackathon Carmelita ocorrerá durante o 34º Festival de Artes de São Cristóvão 2017 (Fasc), das 17h desta quinta-feira até às 18h de domingo (de 30 de novembro a 3 de dezembro). Serão 73 horas de reclusão dos maratonistas.

Realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), organizado pelo Departamento de Computação (DCOMP) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PROCC), com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão, do Sebrae/SE, e do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), a ideia do Hackathon é de estimular e possibilitar o acesso dos maratonistas a dados públicos, a fim de transformá-los em produtos e serviços para a sociedade.

Temas

Os 10 temas da maratona são: Desenvolvimento Comercial e Industrial; Educação Pública; Gerenciamento de Riscos; Gestão Ambiental; Gestão da Informação; Infraestrutura Urbana; Saúde Pública; Segurança Pública; Trabalho e Geração de Renda; e Turismo e Cultura.

De acordo com a organização do evento, continuam abertas as inscrições (até 30 minutos antes da abertura do Hackathon) para a categoria "Cidadãos e Turistas" que queiram participar como maratonista em algum dos temas citados acima. Já para as categorias "Especialistas Multidisciplinares" e "Programadores da Computação", as inscrições estão encerradas.

Inscrição dos Cidadãos, detalhes da programação de mentorias, banca de jurados e outras informações em: http://bit.ly/hackathon-carmelita e hackathon@dcomp.ufs.br

Como vai funcionar a competição

Durante o Hackathon Carmelita, 50 maratonistas ficarão reclusos num prédio histórico de São Cristóvão - a primeira capital de Sergipe e a quarta cidade mais antiga do país, fundada em 1590. Será uma imersão (durante 73h) em novas tecnologias, com tutorias e consultorias de professores da Universidade Federal de Sergipe e consultores externos, provocando inovação e a criação de novas soluções tecnológicas (ligadas a empreendedorismo; modelos e técnicas de computação inteligente, gestão de projetos, Business Canvas Model (BCM), dentre outras), a fim de consolidar a cidade de São Cristóvão como uma Cidade Inteligente.

Cada GT (Grupo de Trabalho) será composto por 5 membros, previamente selecionados: 2 membros da Computação, um colaborador da Prefeitura, um cidadão da sociedade civil e um especialista Multidisciplinar relativo ao tema do GT. Cada GT trabalhará um dos temas listados acima durante todo a duração do Fasc.

Na tarde do domingo, último dia do Fasc 2017, os GT apresentarão suas soluções inovadoras a uma Banca de Jurados consultores e convidados pela Organização do Hackathon Carmelita.

- 1º lugar: 1.000 reais e presentes alusivos ao Hackathon Carmelita;
- 2º lugar: 750 reais e presentes alusivos ao Hackathon Carmelita;
- 3º lugar: 500 reais e presentes alusivos ao Hackathon Carmelita.

Assessoria de Comunicação do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec)


Notícias UFS