Qua, 06 de junho de 2018, 09:10

Laboratório da UFS oferece tratamento de dor de cabeça, fibromialgia, AVC e Parkinson para a comunidade
Serviço também inclui tratamento para cólicas menstruais
Simulação de exercício na bola (estabilização de tronco e fortalecimento de membros superiores) associado à terapia analgésica tens.  (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Simulação de exercício na bola (estabilização de tronco e fortalecimento de membros superiores) associado à terapia analgésica tens. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Criado há 10 anos, o Laboratório de Pesquisa em Neurociências (Lapene) da Universidade Federal de Sergipe tem oferecido serviços assistenciais à população sergipana. Coordenado pela professora Josimari Melo de Santana, do Departamento de Fisioterapia (DFT), o laboratório trabalha em parceria com outros departamentos, como o de Medicina (DME) e de Fisiologia (DFS), e desde sua criação tem tratado pacientes com diversos problemas.

Simulação de exercício em bicicleta ergométrica associado a tens.

"Aqui no laboratório nós fazemos tratamento, por exemplo, para diminuir a dor e melhorar a qualidade do movimento dos pacientes, além de tratar problemas relacionados a dor de cabeça e nas articulações", conta Josimari.

Podem procurar atendimento pacientes que sofrem de fibromialgia (doença caracterizada por dores generalizadas e intensas), com dores de cabeça (enxaqueca, cefaleia), além de pacientes que sofrem de doença de Parkinson ou com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nos últimos dois anos o Lapene também tem oferecido tratamento para cólica menstrual e atende a população universitária feminina mensalmente.

Simulação de avaliação por termografia infravermelha do sistema nervoso autônomo.

O tratamento dos pacientes tem sido feito por meio de diferentes alternativas, que vão desde protocolos de exercício físico e eletroestimulação, até o uso de realidade virtual, jogos de videogame e dança terapêutica.

Simulação do teste agométrico (limiar de dor por pressão).

O Lapene oferece o atendimento a diversos perfis de pacientes que chegam através de algum encaminhamento feito pelo Hospital Universitário (HU) ou por conta da divulgação de suas ações.

"Temos tido diferentes populações de pacientes que chegam até aqui, muitos deles porque ouviram de alguém que leu em algum lugar. Queremos mostrar que esse atendimento existe e pode ser acessado pela população", afirma a professora.

Simulação de teste estesiométrico (avaliação da sensibilidade cutânea).

Esses atendimentos fazem parte dos trabalhos do grupo de pesquisa "Dor e motricidade", que é um dos projetos do Lapene. Lá é feito todo o processo de tratamento fisioterapêutico, além de avaliação e reavaliação para alta.

O laboratório

"Queremos mostrar que esse atendimento existe e pode ser acessado pela população", afirma Josimari Melo de Santana, coordenadora do Lapene.

Com cerca de 50 estudantes envolvidos, o Lapene conta com a colaboração de alunos de graduação e pós. Além disso, trabalha com professores do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET), que colaboram na parte do desenvolvimento de jogos para tratamento, e com o Departamento de Engenharia Elétrica (DEL), na parte de equipamentos de eletroestimulação.

Para obter mais informações ou tentar marcar uma consulta no Lapene, ligue para 79-3194-6909.

Atualizado em: Qua, 06 de junho de 2018, 09:30