Ter, 10 de fevereiro de 2026, 12:02

UFS apresenta projetos para fortalecer a agricultura familiar em Sergipe
Reunião no Campus Rural reúne universidade, parlamentares e movimentos sociais para discutir iniciativas nas áreas de agroindústria
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou, na manhã última terça-feira (10), uma reunião no Campus Rural, em São Cristóvão, para apresentação de projetos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar em Sergipe. O encontro que reuniu a gestão da universidade, representantes de movimentos sociais, lideranças da agricultura familiar e parlamentares, teve o objetivo de dialogar sobre iniciativas que ampliem a produção, potencializem os produtos agrícolas e promovam desenvolvimento sustentável no campo.

Entre os projetos apresentados estão propostas para a implantação de um centro de processamento de grãos, unidades de avicultura com foco na produção de ovos caipiras, um frigorífico para abate de suínos e outras melhorias estruturais, no Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA). As iniciativas buscam atender demandas históricas da agricultura familiar e camponesa, além de fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela universidade.


Diretor do CCAA, Airon José da Silva (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Diretor do CCAA, Airon José da Silva (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

De acordo com o diretor do CCAA, Airon José da Silva, a reunião representa uma oportunidade estratégica de aproximação entre a UFS e a sociedade. “É um momento importante para apresentar diversos projetos ligados às ciências agrárias a entidades dos movimentos sociais, ao Incra, ao MST e a parlamentares. São propostas que envolvem desde o abatedouro até centros de processamento, agricultura familiar e melhorias para o Campus Rural. É uma oportunidade de diálogo e de apresentar a universidade à comunidade externa”, destacou.

A chefe do Campus Rural, Marise Azevedo, explicou que os projetos já vêm sendo discutidos com parceiros institucionais e agora entram em uma etapa de articulação para captação de recursos. “Temos propostas como o centro de processamento de grãos, a produção de ovos caipiras para geração de renda familiar e um frigorífico de suínos, que será alocado aqui no Campus Rural. Estamos buscando apoio junto a entidades e ministérios para viabilizar essas ideias”, afirmou.


Chefe do Campus Rural, Marise Azevedo (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Chefe do Campus Rural, Marise Azevedo (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Segundo Marise, a atuação da universidade junto à agricultura familiar vai além da infraestrutura. “Nós já desenvolvemos projetos de extensão que levam assistência técnica diretamente às propriedades, capacitando trabalhadores para melhorar a produção agrícola e animal. Isso beneficia a população rural e também os nossos estudantes, que têm contato direto com a realidade do campo”, completou.


Diretor do CCAA Airon José e  vice-diretor Anselmo Domingos (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Diretor do CCAA Airon José e vice-diretor Anselmo Domingos (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Para o vice-diretor do CCAA, Anselmo Domingos Ferreira, a iniciativa reforça o papel social da universidade. “Esse é um momento muito importante para discutir projetos que beneficiem os alunos e a sociedade como um todo. A ideia é viabilizar unidades de estudo, pesquisa e extensão, buscando recursos junto às entidades parceiras para que esses projetos saiam do papel”, explicou.


 Coordenador nacional do MST, Manuel Antônio de Oliveira (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Coordenador nacional do MST, Manuel Antônio de Oliveira (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Representando os movimentos sociais, o coordenador Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Manuel Antônio de Oliveira, destacou a importância da parceria com a UFS. “A universidade já vem se abrindo para o campo, para a agricultura familiar e camponesa. Esses projetos são fundamentais para atender cadeias produtivas que hoje não são contempladas, como frigoríficos voltados à agricultura familiar. Isso gera trabalho, renda, fortalece associações e cooperativas e agrega valor à produção dos assentados”, ressaltou.


Reitor da UFS, André Maurício (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Reitor da UFS, André Maurício (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

O reitor da UFS, André Maurício, enfatizou que a aproximação entre universidade e setores produtivos é essencial para o desenvolvimento regional. “Esse é o papel da universidade: aproximar a academia dos problemas reais. Trabalhar projetos que beneficiem a agricultura familiar, criando perspectivas, agregando valor à produção e melhorando a vida dos pequenos produtores. As parcerias com movimentos sociais e entidades públicas são fundamentais para fortalecer todo o setor produtivo agrícola”, concluiu.


(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
(Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

O desenvolvimento sustentável, a agricultura familiar e a construção de soluções conjuntas entre universidade, poder público e sociedade civil é um compromisso.

Ascom UFS


Atualizado em: Ter, 10 de fevereiro de 2026, 16:27
Notícias UFS