Ter, 07 de julho de 2020, 17:31

UFS é primeira do Brasil no quesito citações, segundo Latin America University Rankings 2020
Ranking é da Times Higher Education, uma das principais publicações do mundo em avaliação educacional

O Times Higher Education (THE), uma das principais publicações do mundo em avaliação educacional, divulgou nesta terça-feira, 7, a edição anual do seu ranking de universidades latino-americanas, o Latin America University Rankings 2020. Uma novidade desta vez é a boa colocação da Universidade Federal de Sergipe, 1ª do Brasil e 9ª geral no quesito citações. No computo dos demais critérios, a UFS ficou na 62º posição, à frente ou muito próxima de outras grandes universidades da região, como a Universidade Autônoma do Chile (61º), a Universidade Federal do Pará (64º), a Universidade Autônoma do Estado do México (67º) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (70º).

ASSISTA: Matéria disponível em Libras

Esta foi a primeira vez que a universidade figurou neste ranking

O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, explica que esta foi a primeira vez que a universidade figurou neste ranking e que o primeiro lugar no índice de citação dos artigos "atesta a qualidade e impacto daquilo que é produzido na instituição". Em setembro de 2019, a UFS já havia sido considerada, em um outro levantamento, a instituição de maior impacto do Brasil em pesquisas de Ciências da Saúde, e 4ª no ranking geral.

Nesta edição, foram avaliadas 166 instituições de 13 países. O Brasil não leva a liderança na região, que fica com a Pontifícia Universidade Católica do Chile pelo segundo ano consecutivo, enquanto as Universidade de São Paulo e a Universidade de Campinas mantêm o segundo e o terceiro lugar, respectivamente. Mas o Brasil é o país mais representado, com 61 universidades na lista. O Chile vem em seguida, com 30, e Colômbia com 23.

Para este ranking regional, foram considerados cinco indicadores principais: ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento para a indústria. As instituições recebem uma pontuação para cada um desses critérios, que têm pesos diferentes para a nota final.

A UFS ficou em 30º lugar no Brasil e 5º no Nordeste, obtendo as seguintes notas: 96,7 em citações, 38,5 em ensino, 36,6 em pesquisa, 35,5 em transferência de conhecimento e 24,6 em visão internacional, perfazendo uma nota geral de 47,2.

O México alcança o seu mais alto ranking de todos os tempos, com o Monterrey Institute of Technology reivindicando o quarto lugar, mas muitas de suas outras universidades declinam. Enquanto isso, a Colômbia sai do top 10 depois que o principal representante do país, a Universidade dos Andes, caiu duas posições para o 11º.

Em outros lugares, a Jamaica aparece no top 20 pela primeira vez com seu único representante, a Universidade das Índias Ocidentais, em 18º. O Uruguai é o único país novo a aparecer neste ano. A Universidade ORT do Uruguai está na faixa 101-125.

Marcos Cardoso

Gabinete do Reitor