Sex, 02 de fevereiro de 2018, 11:45

A UFS e a Feira de Sergipe
A UFS mostrou uma parte do monumental trabalho que vem desenvolvendo em todos os nichos do ensino, da extensão e da pesquisa

A 17ª versão da Feira de Sergipe, realizada pelo SEBRAE, entre 16 e 28 de janeiro deste ano, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, com o tema “Mostrando a Economia Criativa do Nosso Estado” alcançou o êxito esperado. Aliás, provavelmente, foi além do que se cogitava. Foram disponibilizados mais de 100 stands aos expositores, dentre eles o da Universidade Federal de Sergipe, que participou da Feira pela primeira vez, neste ano em que a mesma completa seus 50 anos de existência. Em todos esses anos, a UFS vem servindo a Sergipe e ao povo sergipano, como única Universidade pública existente no nosso estado e, em diversos rankings, apresenta-se como uma das mais bem posicionadas no Nordeste. E isso é fato mesmo, por reconhecimento efetivo, resultante da luta cotidiana em prol do ensino, da extensão e da pesquisa, e não por mensagens apelativas em outdoors.

O público que passou pela Feira ao longo dos 13 dias de sua realização pôde ser contado às dezenas de milhares. Além dos stands para a exposição de produtos e projetos, a área das diversões foi bastante diversificada, prestigiando e divulgando a cultura popular sergipana. Mostrar Sergipe em vários dos seus aspectos é de suma importância, inclusive para alavancar a nossa economia, por meio da comercialização dos produtos expostos.

Inicialmente, destacamos a acolhida que a UFS recebeu da direção do SEBRAE, na pessoa do superintendente Emanoel Sobral. Sem dúvida, aprofundamos uma parceria importante, que já mantínhamos em algumas áreas. A Universidade Federal de Sergipe participou da Feira com o entusiasmo dos seus professores, técnico-administrativos e alunos. Entusiasmo esse que resultou nas amostras como frutos de projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica (alunos, professores, pesquisadores e técnicos) nas áreas do ensino, extensão e pesquisa, nos seus seis Campi.

As comemorações dos 50 anos da Universidade Federal de Sergipe não poderiam ser iniciadas de maneira mais auspiciosa. A participação da UFS contemplou as produções no campo das ciências humanas, exatas, tecnológicas, saúde, dentre outras.

Alguns projetos da UFS chamaram a atenção dos visitantes da Feira, a exemplo do protótipo de um avião, criado pela equipe Araras Aerodesign, formado por alunos do Departamento de Engenharia Mecânica. Além dela, outras equipes com modelos de barco, de carro de Fórmula SAE e carro off-road, também marcaram presença no evento.

A participação da UFS na Feira de Sergipe foi uma oportunidade ímpar para apresentar a tecnologia e os demais projetos desenvolvidos pelos alunos da Universidade, à disposição da sociedade sergipana.

A cada dois dias de Feira, um Centro Acadêmico da UFS apresentou suas produções. Dessa forma, a Universidade mostrou, cada vez mais, que não está presa em seus muros, podendo interagir com toda comunidade. O SEBRAE é um grande parceiro da Universidade, unidos para uma sociedade cada vez melhor.

A visitação ao stand da UFS foi admirável. As pessoas queriam saber mais sobre a nossa Universidade e surpreenderam-se com o que viram. Muitas delas não sabiam que tantos e prestimosos projetos já foram e/ou estão sendo elaborados e executados na nossa querida instituição de ensino superior.

Além dos projetos acima citados, foram levadas à Feira de Sergipe as empresas juniores e o núcleo de empreendedorismo. Também não faltaram explanações sobre como funciona a maratona tecnológica, folders institucionais, catálogos de atividades etc. A UFS também participou da programação festiva com a apresentação da sua Orquestra Sinfônica, no dia 19, que, como sempre, deu um show muito apreciado pelo público.

Todos os seis Campi da UFS, através de seus Centros e Núcleos, tiveram um papel importantíssimo. A participação foi assim definida: Dias 17 e 18: CCSA; dias 19 e 20: CCET; dias 21 e 22: CECH; dia 23: Campus do Sertão (com degustações de vinho, cerveja artesanal, queijos etc.) e CCAA; dia 24: Campus de Laranjeiras e MAX; dia 25: Campus da Saúde de Lagarto e CCBS (área da Saúde); dia 26: Campus de Itabaiana; dia 27: CCBS (áreas biológicas); dia 28: CODAP (Colégio de Aplicação), voltado mais especificamente para o público adolescente e jovem.

A Universidade Federal de Sergipe mostrou uma parte do monumental trabalho que vem desenvolvendo em todos os nichos do ensino, da extensão e da pesquisa. A pequena mostra encantou os visitantes do nosso stand, inclusive, turistas.

A UFS não medirá esforços para continuar na ponta do tripé que dá ênfase à educação superior em Sergipe. Ela estará cada vez mais atenta ao desenrolar dos arranjos produtivos que sustentam a economia sergipana.

Angelo Roberto Antoniolli
é reitor da Universidade Federal de Sergipe.

Foto: Adilson Andrade/AscomUFS
Atualizado em: Seg, 05 de fevereiro de 2018, 12:05