Ter, 28 de maio de 2019, 15:15

Juviano Borges toma posse da presidência do Conselho Diretor
Solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira, 28
Juviano Borges Garcia tomou posse na presidência do Conselho Diretor para o biênio 2019-2021. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Juviano Borges Garcia tomou posse na presidência do Conselho Diretor para o biênio 2019-2021. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Juviano Borges Garcia, na presidência, e Deusanah Correia da Silva, na vice-presidência, ambos técnicos administrativos aposentados da Universidade Federal de Sergipe, tomaram posse no Conselho Diretor (CD) nesta terça-feira, 28, para o biênio 2019-2021.

Juviano já estava presidindo o órgão desde 2018, quando assumiu a vaga da então presidente Vera Lúcia Alves França.

A passagem dele pela UFS foi toda na área financeira. Formado em Economia pela casa, já assumiu a função de pró-reitor de Administração, diretor do Departamento de Recursos Financeiros e coordenador de Programação Orçamentária, dentre outras.

“Para mim, que venho do interior, nunca pensei em chegar a um cargo tão alto como esse: o conselho máximo da universidade, órgão que mantém a UFS”, diz.

Ainda segundo Juviano, o maior desafio hoje é a situação delicada financeiramente do país, que está atingindo tanto a UFS como os outros órgãos públicos. “Há uma situação muito delicada, muito difícil com esse corte nos orçamentos. É um desafio grande para a universidade se reajustar, se manter com o atual orçamento, que já é apertado”.


Na vice-presidência, quem tomou posse foi Deusanah Correia da Silva.
Na vice-presidência, quem tomou posse foi Deusanah Correia da Silva.

De acordo com o presidente do CD, a UFS é uma das universidades públicas mais enxutas do país, em termos de gastos. “Então, para nós, o corte representa uma profundidade maior do que para outras universidades que também precisam reduzir gastos, pois estamos no limite”.

Para a vice-reitora, Iara Campelo, estar na presidência do CD é um reconhecimento de grande valor. “O Conselho Diretor é o maior órgão da instituição, e assumir o cargo de presidente deve ser muito gratificante. Portanto, a universidade se coloca aberta ao diálogo, para que ele seja cada vez mais fortalecido”.

Na opinião do pró-reitor de Planejamento, Rosalvo Ferreira, o compromisso do conselho em zelar para que as ações da UFS se cumpram, em especial pela efetiva aplicação dos recursos públicos, garante uma qualidade melhor nos trabalhos desenvolvidos na instituição.

“O papel do Conselho Diretor, principalmente nesse momento de crise, se torna ainda mais importante, relevante. Que Juviano, com sua humildade e capacidade de conduzir os trabalhos internos, possa encontrar soluções para os problemas que enfrentamos internamente”, deseja.

Conselho Diretor


Ato ocorreu na Sala de Reuniões do Conselho Diretor, na Reitoria.
Ato ocorreu na Sala de Reuniões do Conselho Diretor, na Reitoria.

Com a função de exercer a administração da Fundação Universidade Federal de Sergipe (FUFS) e superintender as atividades financeiras da instituição, o Conselho Diretor é constituído por seis membros e a mesma quantidade de respectivos suplentes nomeados pelo presidente da República.

A escolha dos conselheiros é feita dentre pessoas que são consideradas de ilibada reputação e notória competência, sendo três de livre escolha do presidente da República, um indicado pelo MEC, um pelo governo do Estado e um membro indicado pelo presidente da Petrobras.

O mandato para conselheiro do CD tem duração de seis anos, e de dois anos para presidente.

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Ter, 28 de maio de 2019, 15:23
Notícias UFS