Sex, 29 de novembro de 2019, 15:56

UFS busca parceria para disponibilizar ensino de mandarim
Representantes da universidade estiveram em reunião com comitiva chinesa

No ultimo dia 20 de novembro, o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Dilton Maynard, e o Coordenador de Pós-Graduação da UFS, Prof. Dr. Gladston Rosa, estiveram em Recife para participar de reunião com a Comitiva da Universidade Central de Economia e Finanças (CUFE), de Pequim, China, e a equipe gestora da Universidade de Pernambuco (UPE).

O convite é um desdobramento das conversações mantidas com a CUFE no sentido estabelecer uma parceria com a universidade chinesa e o Instituto Confúcio — entidade responsável pela difusão da cultura chinesa ao redor do mundo — para disponibilizar aulas de mandariam na Universidade Federal de Sergipe.

Visita

Presidida pelo professor Li Tao, vice-coordenador de Assuntos Internacionais da CUFE, a delegação chinesa teve a oportunidade de assistir a uma apresentação do Pró-Reitor de Graduação sobre a UFS, o seu papel social e a amplitude das suas ações em Sergipe, bem como sobre o destaque que as pesquisas da instituição têm obtido nacional e internacionalmente. O Coordenador de Pós-Graduação apontar potenciais parcerias entre a CUFE e os pesquisadores locais.

Parceria

Após a exposição, o Prof. Li Tao expressou o desejo de firmar a parceria, tendo o apoio da UPE para que seja possível iniciar, já em 2020, as aulas de mandarim na UFS. O Prof. Dr. Pedro Falcão, Reitor da UPE, afirmou que levar as atividades do Confúcio para a UFS, instituição parceira, é um compromisso da sua gestão: “A parceria UFS, UPE, CUFE e Instituto Confúcio certamente será produtiva e ajudará no desenvolvimento regional”. A UPE já tem uma unidade do Instituto Confúcio há seis anos.

Além da reunião com a delegação chinesa, os professores Dilton Maynard e Gladston Rosa participaram, ainda, da inauguração do Centro Sino-Brasileiro de Pesquisas Socioeconômicas do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco e da Cerimônia de abertura do 2º Seminário Internacional Sino-Brasileiro: Economia e Desenvolvimento.

Com informações da Prograd

comunica@ufs.br


Notícias UFS