
De forma a contribuir com o combate à pandemia do Covid-19 e auxiliar o Departamento de Farmácia (DFA) da UFS, o Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) e o Laboratório de Engenharia de Alimentos e Inovação (Leai) estão, voluntariamente, purificando álcool para que possa ser utilizado pelo DFA na produção de álcool em gel e álcool glicerinado.
O time envolvido com o processo é liderado pela técnica Cristina Bani Correa e pelos professores Ana Karla Abud e Antonio Martins, todos do DTA. Ao lado destes, juntaram-se, voluntariamente, quatro outros técnicos, três professores e três alunos, também do mesmo departamento.
O álcool utilizado para essa produção está sendo doado pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, em parceria com a Usina Pinheiro. O contato para doações está sendo feito pela direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
As ações foram iniciadas no dia 13 de abril com 0,4 litros por hora, no entanto, atualmente já está sendo produzido álcool purificado com uma vazão de 1,1 L/h. Apesar da produção ainda incipiente, o professor Antonio Martins afirma o sentimento dos envolvidos: “estamos todos muito animados com a possibilidade de ajudar e empolgados com o aumento de quase 200% na produção”.
A unidade piloto de destilação teve de ser modificada para que fosse produzido álcool em conformidade com a Portaria 241 GR/UFS de 17/03/2020, Instrução Normativa Nº 21, de 16 de março de 2020, e de acordo com o solicitado pelo DFA. A unidade já está em funcionamento e produzindo continuamente durante os dias úteis.
As instituições que tem interesse em receber doações de álcool em gel e álcool glicerinado pela UFS devem encaminhar um ofício para o email ccbs@ufs.br.
Ascom
comunica@ufs.br