
O videoclipe da cantora sergipana Sandyalê, "Linhas que trago”, produzido por alunos do curso de Cinema e Audiovisual da UFS, conquistou uma nota de destaque no site da revista RollingStone Brasil. O clipe foi produzido como atividade avaliativa final para a disciplina de Audiovisual II, ministrada pelo professor voluntário Bruno Daza.
"Desde o primeiro dia de aula, o professor falou que o foco da disciplina seria a produção de um videoclipe para apresentarmos no final do período, então pensamos nele esse tempo, e todo o processo foi construído em conjunto com toda turma, composta por 20 alunos. A partir disso, escolhemos o artista, que foi a Sandyalê. Ao ouvirmos todo seu álbum ‘Árvore Estranha’, fizemos a escolha da música ‘Linhas que trago’", conta a aluna do 6º período e diretora geral do projeto, Laura Tourinho.
O reconhecimento do trabalho foi divulgado pela seção Hotlist nº19, publicada no dia 23 de agosto. Segundo Laura, a ideia do clipe foi transpor de alguma forma o momento pelo qual a sandyalê estava passando quando compôs a música. “Nós tomamos como base o relato dela na primeira reunião. Notamos a experiência e fizemos o clipe com base nisso, tentando passar certas questões”.

"Foi uma construção coletiva e muito criativa de todos os lados. A Laura me mandou mensagem falando sobre a proposta e topei na hora. Esse clipe é um trabalho de conclusão de uma disciplina do curso, no qual a turma toda participou, cada um na sua posição. A gente marcou um encontro no final do ano passado pra nos conhecermos e eu poder falar mais sobre a música e algumas ideias que já tinha em mente”, explica a cantora Sandyalê.
De acordo com o orientador do vídeo, Bruno Daza, o processo da disciplina surge da proposta de aplicar o que os alunos já vinham trabalhando em disciplinas anteriores em uma produção de um videoclipe. "Desde o início, os alunos abraçaram todas as ideias que eu trouxe para a condução da disciplina, como por exemplo, o videoclipe ser realizado a partir de uma música de um artista sergipano. Havia troca de conhecimentos de toda parte entre os envolvidos na disciplina. Foi uma construção colaborativa e também individual, já que cada um, ao decorrer do processo, foi ficando responsável por uma área, podendo focar e trabalhar as habilidades em função específica na produção", conta.
Todo o clipe foi gravado antes da pandemia do novo coronavírus, com pré-produção iniciada em novembro de 2019.
"A menção do clipe na revista é muito gratificante porque fizemos um trabalho duro e que envolve muita gente ( equipe de produção, arte, fotografia e finalização, artista, orientador, etc). Além disso, como estudantes de Cinema e Audiovisual, às vezes produzimos algo e engavetamos, mas, com o clipe, mostramos que o que fazemos vale a pena, é relevante”, diz Laura.
Confira o clipe aqui.
Ascom
comunica@ufs.br