Qui, 23 de setembro de 2021, 11:17

UFS anuncia novas edições do projeto CPF Cidadão
Iniciativa realiza cadastro do primeiro CPF de crianças e adolescentes em carência social.

A Universidade Federal de Sergipe, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), realiza, nos dias 25 de setembro, 2, 10 e 21 de outubro, mais uma edição do Projeto CPF Cidadão. A iniciativa é realizada por alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da universidade e tem como objetivo auxiliar famílias no cadastramento do primeiro Cadastro de Pessoa Física (CPF) de crianças e jovens que ainda não atingiram 18 anos de idade.

“Além do auxílio na obtenção do documento, o projeto irá também irá, nessa edição, treinar as Organizações Não Governamentais e escolas públicas parceiras onde serão realizadas as atividades, para que eles mesmos possam continuar a fazer a solicitação do CPF. Assim, essas instituições terão mais autonomia e independência para ajudar outras crianças e adolescentes posteriormente”, ressalta Fábio Prado, professor do curso de Ciências Contábeis da UFS.

Além da assistência social para quem necessita, o professor ressalta que existe o ganho também para os alunos do curso, que participam da atividade e fazem o envio de toda documentação de forma virtual para a Receita Federal. “Assim, conseguimos fazer o aluno vivenciar um pouco não só a prática, a técnica, mas também um pouco de aprendizado solidário, humano e social”, pontua.

Sobre o projeto

O CPF Cidadão tem como principal objetivo oferecer cidadania às famílias carentes, que por simples falta de instrução não conhecem seus direitos. “Ajudar essas crianças a terem CPF é dar um pouco mais de dignidade a elas”, explica Fábio Prado. Por se tratar de um público carente, as pessoas cadastradas não conseguiriam fazer todo o processo virtual. A entrega da documentação na ONG é presencial, e o envio dessa documentação para a Receita Federal emitir o CPF foi virtual.

é um projeto de extensão voltado ao cadastro de 1º CPF de crianças e jovens que ainda não atingiram 18 anos de idade. Sabemos que muitos desses jovens não possuem o CPF pela extrema carência social em que vivem, por desinformação deles e dos próprios pais, por não compreenderem a enorme importância desse documento para a vida de qualquer pessoa, por não saberem como emitir, por desconhecerem as formas de acessar esse registro, enfim, os jovens acabam sendo penalizados inclusive quando já adultos por serem obrigados por alguma razão a obter tardiamente o CPF.

Em sua primeira edição, que ocorreu em junho de 2021, 32 crianças e adolescentes cadastraram o seu primeiro CPF, com ajuda da equipe da UFS, em parceria com a Receita Federal e a ONG Licre - Lar Infantil Cristo Redentor, onde foi realizada a ação. Diante do sucesso dessa primeira edição, serão realizadas novas edições, em outros bairros e inclusive em municípios do interior do Estado, para assim poder chegar a mais crianças e jovens carentes que precisam desse documento tão importante na vida de qualquer cidadão.

Dia 25/09
Local: Recanto Cristão das Crianças, no conjunto Jardim, Nossa Sª do Socorro

Dia 02/10
Local: Colégio Estadual Manuel Bomfim, Centro, Município de Arauá