Ter, 29 de março de 2022, 15:50

UFS e IBGE avançam na formalização de termo de compromisso
Objetivo de implementar ações conjuntas entre as instituições
Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS
Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS

Na manhã desta terça-feira, 29, a Universidade Federal de Sergipe e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística avançaram na formalização de um termo de compromisso com o objetivo de implementar ações conjuntas entre as instituições para divulgar pesquisas do IBGE, promover apoio às operações censitárias e fomentar o uso e aplicações das informações estatísticas voltadas aos municípios sergipanos.

Para o reitor Valter Santana, oficializar a colaboração entre o IBGE e a UFS é uma alegria. “Estamos à disposição para o que pudermos contribuir, associando também a participação dos nossos alunos. Eu sei o quão importante esse trabalho é e a UFS poder participar nos deixa muito honrados”, afirma.

De acordo com o superintendente de Indicadores de Desempenho Institucional da UFS, Kleber Oliveira, a reunião teve dois objetivos centrais: o primeiro de dar os encaminhamentos necessários para formalizar o termo de compromisso; e o segundo de aumentar a aproximação e interação entre as duas instituições.

“A relação entre UFS e IBGE é bem antiga e sempre estamos mantendo as relações institucionais. Vamos funcionar com unidade de apoio ao censo. Já tivemos também uma reunião com o pessoal do Rio de Janeiro para que eles ofertem um curso de capacitação de utilização das bases dos microdados do IBGE, mas esse aqui é o primeiro passo para atender essa demanda do censo e estreitar os laços”, explica Kleber.


1g6a2483

Uma grande utilização dos dados será nos Observatórios Sociais da UFS, por exemplo. De acordo com a coordenadora Karyna Sposato, a ideia é facilitar o acesso. “Existe a vontade de criar observatórios temáticos, como o de meio ambiente, o de violência e o de vulnerabilidade social, então a gente vai precisar desses dados e espontaneamente essa aproximação foi acontecendo. Cada vez mais nos despertou a vontade de oferecer aos professores essas capacitações sobre como utilizar os dados para que eles também possar usar nas pesquisas. Hoje, inclusive, seria interessante ter o link para o IBGE em nosso próprio site porque isso facilitaria o acesso”, ressalta.

Com a elaboração do termo, o documento segue agora para a Coordenação de Programas, Convênios e Contratos (Copec) da universidade e posterior assinatura. Para além dessa parceria inicial, o instituto também busca estabelecer colaboração para utilizar os espaços físicos da UFS no Censo 2022.

“Esse termo vai envolver a parceria em relação à troca de informações e pesquisas disseminadas. A gente vai passar o nosso trabalho para a UFS e a universidade acaba também nos dando apoio quando precisarmos. Para além disso, temos a proposta dessa parceria temporária já que a princípio precisaríamos da parceria na questão da estrutura física porque a UFS acaba tendo um espaço amplo, onde vamos conseguir agregar todo mundo. Por exemplo, a UFS teria um posto de coleta no qual um grupo de recenseadores e supervisores estariam trabalhando”, diz a chefe da unidade estadual do IBGE Sergipe, Adriane Sacramento.

A reunião também contou com a presença do assessor do reitor, Jefferson Sales, a integrante do corpo técnico da Copec, Marilene Andrade, a coordenadora da Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repac) do IBGE/SE, Rosinadja Morato, e o coordenador de treinamento do IBGE/SE, Eduardo Santana.

Ascom UFS

coomunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 29 de março de 2022, 16:56
Notícias UFS