O projeto Roda de Escuta LGBTTQIAPN+ foi retomado, presencialmente, neste mês de julho. Promovido pelo grupo de pesquisa Clínica Psicanalítica e Cultura Contemporânea do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (DPS/UFS), a atividade é voltada ao acolhimento e escuta de pessoas da comunidade.
Criado em março de 2020, o encontro é conduzido por professores e estudantes, com o propósito de oferecer um espaço seguro, livre de julgamentos, onde participantes podem compartilhar experiências, reflexões e demandas sobre suas vivências, sem restrição de tema.
Para o professor e organizador, Eduardo Leal Cunha, o encontro propicia um momento ativo de reflexão coletiva, permitindo ensaios e pensamentos críticos sobre diversas questões que os participantes trazem.
“A Roda de Escuta é uma das ações que integram o compromisso da UFS com as demandas da sociedade. Os encontros têm uma metodologia de acolhimento, privilegiando sua potência e o envolvimento direto de cada participante, promovendo a troca de experiências, o aprendizado coletivo e a reflexão sobre as questões que emergem nos encontros. Os temas são diversos e surgem a partir da experiência dos próprios participantes, o que permite reflexões sobre diferentes questões singulares e coletivas relevantes ao grupo”, explica.
Como participar
Os encontros acontecem às quartas-feiras, às 19h, na sala de grupos do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), no campus de São Cristóvão. Segundo Eduardo Leal, qualquer pessoa pode participar. “A participação é voluntária, não é preciso fazer inscrição nem manter assiduidade", garante.
Ascom UFS