Qui, 02 de junho de 2022, 09:47

Discurso pela inauguração da TV UFS
Valter Joviniano de Santana Filho
Foto: Pedro Ramos/Ascom UFS

A Comunicação Pública e Educativa na Universidade Federal de Sergipe entra a partir desta data em uma nova fase, com a inauguração da TV UFS. A ideia embrionária de uma TV universitária surgiu há quase 30 anos, na gestão do Reitor Luiz Hermínio de Aguiar Oliveira (1992-1996), que criou o CEAV - Centro Editorial e Audiovisual, “destinado à produção de multimeios para a utilização no processo educativo e na divulgação da produção acadêmica”.

Os anos passaram as gestões se sucederam, mas a experiência da Instituição nessa seara veio a ganhar impulso em 2007, com a inauguração da nossa Rádio Universitária - Rádio UFS FM, que surgiu por meio de um convênio, assinado no ano de 2004, com a Radiobras, hoje Empresa Brasil de Comunicação - EBC. A UFS, através da emissora, presta o serviço de radiodifusão pública educativa à EBC, que é a proprietária da concessão.

A Rádio UFS esteve vinculada à Pró-Reitoria de Extensão até o ano de 2014, quando a emissora foi atrelada organizacionalmente ao Núcleo de Editoração e Audiovisual - NEAV, que sucedeu ao CEAV, na primeira gestão do Reitor Angelo Antoniolli (2012-2016). Em 2018, através da Resolução 40/2018/CONSU, o NEAV se transformou finalmente em Diretoria de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual - DECAV, sendo criado o Sistema Universitário de Rádios Educativas, com previsão de novas emissoras para as cidades de Estância, Lagarto e Itabaiana, além da autorização concedida em 2021 pelo Ministério da Comunicação do aumento da potência do sinal da Rádio UFS.

Com a criação do NEAV, em 2014 ampliamos nossa participação na Comunicação Pública e Educativa com a criação da Produtora Audiovisual,um passo fundamental na concretização da futura TV UFS. A Produtora Audiovisual responde pelo conteúdo veiculado pelo Canal já identificado como TV UFS, na Plataforma YOUTUBE, além dos registros audiovisuais de eventos científicos, acadêmicos e culturais, produção e realização de projetos especiais em vídeo, como documentários e videoaulas, promovidos pela comunidade acadêmica da Universidade Federal de Sergipe.

A Produtora gestou a nossa TV UFS, que definitivamente nasce agora. Durante a segunda gestão do Reitor Angelo Antoniolli (2016-2020), mais especificamente em 2019, começaram as tratativas com a EBC quanto às possibilidades de autorização da outorga e instalação de uma TV Universitária aqui na UFS, oriunda da política de expansão das emissoras pela TV Brasil/EBC. Naquele ano tivemos a presença de David de Morais Lopes, Gerente de Tecnologia e Interatividade da Gerência Executiva de TV e Rede da TV Brasil, sendo recebido em audiência pelo então Magnífico Reitor e visitando as instalações da Rádio e Produtora UFS. Ainda em 2019 a equipe do DECAV/UFS realizou estudos técnicos a pedido da EBC para a abertura do processo de aquisição e instalação dos equipamentos da TV UFS.

Finalmente estamos entrando na TV aberta, Canal 2.1 (dois ponto um), um sonho da nossa comunidade acadêmica. Não estamos apenas instalando um conjunto de equipamentos necessários à produção de TV. A TV UFS é, sem dúvida, uma grande conquista da comunicação da Universidade. A princípio, será um importante laboratório para docentes, discentes e técnicosadministrativos, sobretudo no âmbito do ensino, da pesquisa e extensão. A TV UFS funcionará como uma aglutinadora das necessidades de várias disciplinas e cursos, procurando dar vazão a uma demanda por experimentação. Poderá se constituir como um espaço multidisciplinar de reforço pedagógico da proposta curricular da UFS.

Além disso, a TV UFS terá uma importância dentro de todo o contexto universitário. Terá grande papel na divulgação da produção universitária, na canalização da política de extensão e na democratização da comunicação e do conhecimento no âmbito da UFS, como temos feito, por exemplo, nas centenas de produções audiovisuais realizadas nos últimos anos tematizando as ações de combate à pandemia de COVID-19.

A proposta é que a nossa TV apresente um diferencial em relação às outras TVs. Enquanto emissora difusora de conhecimento com caráter educativo, abrirá uma janela para a ciência, a tecnologia e a educação e mostrará a Universidade como ela é, democrática e plural. O papel da TV UFS será o de mostrar o quanto a ciência faz parte da comunidade, o quanto a ciência está presente na vida de todos. É informação gerando transformação na nossa sociedade.

Devemos agradecer à Empresa Brasil de Comunicação, em nome do seu Diretor-Presidente, o senhor Glen Lopes Valente, e seus diretores, que tem dado toda a assistência nesse processo de implantação da nossa TV e cedeu para a UFS o Transmissor e a Antena, equipamentos fundamentais para o funcionamento de uma emissora e que foram devidamente instalados na semana passada.

Também não podemos deixar de agradecer à Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe - FUNCAP, em nome da Diretora-Presidente, a senhora Maria Conceição Vieira Santos, e seus diretores, parceira fundamental para a realização desse nosso propósito. Por meio de um Termo de Cooperação, a FUNCAP cedeu a torre da TV Aperipê, localizada numa área estratégica, no Parque da Cidade, para a instalação da nossa Antena e do nosso Transmissor.

À EBC e à Fundação Aperipê a Universidade Federal de Sergipe será eternamente grata.

E não devemos esquecer de todos aqueles que, ao longo dos anos, de alguma forma se envolveram nesse projeto no âmbito do DECAV, dedicando parte de suas existências à concretização desse sonho.

Sonho realizado no mês que a nossa querida Universidade Federal de Sergipe completa 54 anos de existência de bons serviços prestados à educação, à cultura e à ciência do nosso Estado e do Brasil.

Muito obrigado a todas e a todos!

Valter Santana, reitor da Universidade Federal de Sergipe

Atualizado em: Qui, 02 de junho de 2022, 10:05