Gestores, conselheiros, agricultores familiares e nutricionistas de Sergipe, envolvidos com o Programa Nacional de Alimentação Escolar, passaram a contar com o apoio técnico e científico do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Sergipe (Cecane/UFS).
O órgão, parceiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi inaugurado oficialmente na última quarta-feira, 31 de agosto – data em que se celebra o dia do Nutricionista –, em evento que reuniu dezenas de profissionais ligados às diversas secretarias de Educação de municípios sergipanos para uma capacitação em processos licitatórios para a alimentação e nutrição escolar.


“O Cecane é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de ações de pesquisa, extensão e também ensino. O que justifica ele estar dentro das universidades é justamente a necessidade de prestar um apoio técnico que esteja subsidiado por evidências científicas”, explica a professora Renata Lopes de Siqueira, coordenadora local do Cecane.
Existem atualmente cinquenta unidades do Cecane no Brasil, funcionando sempre dentro de universidades e institutos federais. A unidade abrigada na UFS é a primeira de Sergipe, como explica a professora Silvia Voci, do Departamento de Nutrição, subcoordenadora de gestão.

“Nossa proposta para criação do Cecane/UFS foi muito bem recebida no Ministério da Educação porque há uma necessidade represada aqui em Sergipe para assessoria aos municípios quanto à compra de alimentos, cardápio, e os diversos desafios para os nutricionistas que estão à frente dos programas municipais”, explica a docente.
Meire Lúcia Silva, nutricionista em Itaporanga, participou do evento e destacou a importância de se ter um Cecane no estado. “Em nossa secretaria, pelo menos desde que estou lá, nós nunca tínhamos recebido a visita de um Cecane. E é de uma importância muito grande termos esse respaldo, esse apoio técnico, científico aqui perto”.

Nutricionista em Simão Dias, Romário Caduda Santos afirmou que, na falta de um Cecane local, sua secretaria municipal vinha recebendo a visita do Cecane da Bahia. “Estamos ansiosos pela visita do Cecane/UFS. É primordial ter um órgão de apoio conhecendo a realidade local e apontando as melhorias, trazendo embasamento”, disse.
Capacitação
Já dando provas de sua importância, o Cecane/UFS foi inaugurado com uma palestra e workshop conduzidos pela pregoeira Julcemara Andrade da Cruz, oportunidade em que nutricionistas de diversas partes do estado tiraram dúvidas e aprenderam mais sobre um assunto com o qual têm de lidar constantemente em suas secretarias de educação.

“Essa é uma temática que não temos em nossa formação. Não tem nutricionista que saia da universidade sabendo fazer uma chamada pública, um pregão, e é algo realmente era muito necessário”, explica a professora Silvia Voci.
Raísa Ferreira, egressa da UFS, nutricionista no município de Barra dos Coqueiros, aproveitou o evento para tirar dúvidas e conhecer outros profissionais da área. “Esse evento é extremamente importante para o fortalecimento da alimentação escolar; importante inclusive para o networking, porque aqui encontramos colegas de todo o estado que trabalham na área”.

Ações futuras
Dentre as próximas ações do Cecane/UFS está a elaboração de um diagnóstico sobre a segurança alimentar e nutricional em comunidades tradicionais, ajudando também na parte produtiva, para que as comunidades possam se nutrir melhor e também fornecer alimentos para a educação escolar.
Está em execução também um curso de formação sobre direito humano à alimentação e segurança alimentar e nutricional, voltado para os conselheiros que fazem o controle social do Programa Nacional de Alimentação Escolar e para os gestores, visando a melhoria do entendimento e da execução do Programa.
Ascom