Qua, 21 de setembro de 2022, 15:15

Física Show: Projeto da UFS mostra a ciência de forma lúdica
Criado em 2018, projeto de extensão já recebeu mais de 8 mil estudantes, levando experimentos do cotidiano à comunidade

Controle e mudança de temperatura, movimento, tempo, formação da imagem, distribuição do som, equilíbrio de massas, força, Cosmologia, sistema solar, universo e muitos outros “detalhes” do cotidiano fazem parte de experimentos que passam despercebidos para muitos de nós, mas não para aqueles que se interessam pela ciência que reúne todos eles e muitos outros: a Física.

Embora no Brasil ela seja ofertada como disciplina curricular própria apenas no Ensino Médio, a Física faz parte da nossa vida desde que estamos no útero materno e nos acompanha a todo instante, sendo possível perceber os seus fundamentos nas coisas mais simples do cotidiano. Sob essa observação, os professores do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Marcos Vinícius Rezende e Tiago Nery desenvolveram o projeto de extensão “Física Show” com o objetivo de apresentar a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio experimentos da Física de forma lúdica, curiosa e criativa.


Criado em 2018, projeto de extensão já recebeu mais de 8 mil estudantes de Ensino Fundamental e Ensino médio (Fotos: Schirlene Reis / Ascom UFS)
Criado em 2018, projeto de extensão já recebeu mais de 8 mil estudantes de Ensino Fundamental e Ensino médio (Fotos: Schirlene Reis / Ascom UFS)

Criado em 2018 no campus de Itabaiana e transferido para o Campus São Cristóvão em 2019, o projeto Física Show da UFS foi inspirado num projeto já consagrado da Universidade de São Paulo e já atendeu mais de 8 mil estudantes de vários municípios de Sergipe.

Segundo o professor Marcos Vinícius Rezende, o projeto de extensão promove o acesso dos estudantes aos experimentos da Física, mas não os explica, despertando a curiosidade e, consequentemente, o interesse pelas explicações na sala de aula.

“De forma geral, os estudantes mencionam a Física como uma disciplina chata e difícil, mas isso vem da desconexão da ciência com a nossa realidade e o projeto surge justamente para mostrar, de forma lúdica, criativa e divertida, que ela está em toda parte e que é fácil compreendê-la”, explica o professor Marcos Vinícius Rezende.


Estudantes visitam o Espaço Física Show, localizado no andar superior do Centro de Vivência
Estudantes visitam o Espaço Física Show, localizado no andar superior do Centro de Vivência

Ele conta ainda que o projeto está dividido em dois momentos: o Espaço Física Show, localizado na parte superior do Centro de Vivência do Campus São Cristóvão, no qual os alunos têm a experiência de uma Feira de Ciências, com algumas explicações sobre os fenômenos e experimentos; e o Física Show propriamente dito, um espetáculo teatral no qual eles assistem a apresentações lúdicas sobre vários fenômenos da área.

“Como eles ficam curiosos com os experimentos, fazendo várias perguntas, resolvemos apresentar o projeto nessas duas modalidades e tem sido muito gratificante ver os processos de interação e de interesse diante dos temas, bem como a participação dos nossos estudantes de graduação, que desenvolvem habilidades importantes para a atuação futura em sala de aula”, salienta Marcos Vinícius.


Apresentação lúdica do Física Show (Foto: Arquivo pessoal)
Apresentação lúdica do Física Show (Foto: Arquivo pessoal)

Cursando o 5º período de Licenciatura em Física na UFS, a estudante Layanne Rodrigues Bispo dos Santos soube do projeto de extensão já na primeira semana do curso, quando assistiu à apresentação teatral na Semana de Acolhimento promovida pelo departamento, e ficou bastante interessada pela forma dinâmica como a Física era apresentada.

“Naquele primeiro momento, não me sentia preparada para participar do projeto, mas desde o início sabia que queria fazer parte dele. Com o retorno das aulas presenciais, queria me sentir mais próxima do meu curso e, na busca dos projetos de pesquisa e de extensão, encontrei a oportunidade de fazer parte do Física Show”, diz a estudante.

Ela salienta ainda que sua participação ampliou seus horizontes no que diz respeito à sua formação acadêmica e direcionamento da atuação profissional.

“Como licencianda, vejo o projeto como uma oportunidade muito grande para a minha formação acadêmica e poder conhecer os estudantes e mostrar a Física de uma forma tão didática e lúdica é muito importante para mim. O projeto gera um impacto muito grande nos alunos. Aqueles que já gostam do assunto ficam encantados e os que não gostam muito encontram ali uma forma divertida de aprender e aumentam a curiosidade pelo assunto”, conta Layanne.

Para Nilson Rodrigues Santos Júnior, estudante do 9º período de Engenharia Eletrônica e voluntário do projeto, o Física Show se mostrou uma oportunidade de estar mais perto dos estudantes e de se desenvolver num aspecto mais didático dentro da sua área.

“Meu contato com o Física Show aconteceu ainda em 2018, enquanto estava cursando a graduação de Bacharelado em Física. Como eu já tinha contato com crianças e adolescentes, ver a alegria deles e a energia dos monitores do projeto me deu ânimo para querer participar também”, comenta Nilson.

O estudante – e professor num projeto de Feira de Ciências voltado a alunos da rede pública – explica ainda que o Física Show contribui significativamente na formação docente dos monitores.

“Muitas vezes, o estudante passa quatro, cinco anos na graduação apenas voltado a questões técnicas, não aprendendo como se relacionar em grupo nem a trabalhar com pessoas. O que mais aprendi nesse projeto foi a trabalhar em equipe com pessoas totalmente diferentes de mim, a saber me expressar perante outras pessoas e de, claro, ter mais conhecimento da parte técnica que, mesmo eu sendo um estudante da Engenharia, consigo aplica-la”, enfatiza Nilson.

Para o professor Tiago Nery, que também coordena o projeto Física Show, o estudante da graduação que participa do Física Show desenvolve uma carga emocional, afetiva e didática durante a aula capaz de despertar uma maior atenção dos seus alunos, contribuindo bastante para uma melhor e mais completa formação docente.

“Dentro das especificidades da docência, é bem perceptível a diferença existente entre os estudantes de graduação que participam do Física Show e os que não participam. Ao lidar com o público, com a curiosidade e as perguntas espontâneas, os discentes da graduação passam a desenvolver novas habilidades em sala de aula, começa a se preocupar com as formas de apresentar os conteúdos, criar mais dinâmicas, lidar com imprevistos. Assim, para além de mostrar os experimentos de forma lúdica, o Física Show também é um projeto de formação de estudantes de graduação, um projeto de formação docente”, explica o professor.

Para agendar a participação no projeto, as escolas devem entrar em contato com os professores através do Instagram do Física Show.

Jéssica Vieira

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 21 de setembro de 2022, 18:08