Seg, 26 de setembro de 2022, 11:33

UFS abre II Simpósio Pombalino Internacional
Foco é reflexão em torno do Bicentenário da Independência

Teve início nesta segunda-feira, 26, na Universidade Federal de Sergipe, o II Simpósio Pombalino Internacional, com o tema Pombal e os Projetos de Brasil: Reflexões em torno do Bicentenário da Independência. O evento foi aberto com o concerto de piano do estudante do Departamento de Música da UFS, Raul Terra, seguido pela conferência da professora Vera Lúcia Ferlini, diretora da Cátedra Jaime Cortesão, na Universidade de São Paulo.

Fotos: Schirlene Reis.

De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, o simpósio é motivo de satisfação para a universidade. “A regularidade nessas ações ajuda a consolidar essa iniciativa, além de ser um fator para reforçar o nosso processo de internacionalização. O contexto das celebrações do seminário da independência realmente é propício para os debates que o evento se propõe a promover. O diálogo entre o presente e o passado é sempre necessário, é fundamental pensarmos como chegamos até aqui, sobre como nos formamos enquanto povos”, opinou.

Valter declarou que hoje as dificuldades da internacionalização são muitas. “Cientes delas, é necessário ter estratégias de cruzar fronteiras, traçando um planejamento que permita não só a consolidação de iniciativas como a da Cátedra da Marquês de Pombal, mas de outras similares. A Universidade Federal de Sergipe reconhece a importância de ações de intercâmbios acadêmicos, afinal de contas é nessas trocas culturais, nos debates, colóquios e seminários que o diálogo de pesquisadores e estudantes da universidade cresce”, lembrou o reitor.

Mesareitor

Pesquisas

Para Luiz Eduardo Oliveira, organizador do evento na UFS e professor titular do Departamento de Letras Estrangeiras e dos programas de pós-graduação em Educação e Letras, é necessário publicizar as pesquisas que vem sendo desenvolvidas sobre os estudos pombalinos, tanto no Brasil, na UFS, quanto em Portugal.

“Atualmente estou coordenando a Cátedra Marquês de Pombal, que é vinculada ao Instituto Camões de Portugal e sediada aqui na UFS. Neste evento temos a participação de pesquisadores daqui, de Portugal, de São Paulo, de várias outras regiões do Brasil, com a temática Pombal e os Projetos de Brasil, reflexões em torno do bicentenário e da independência. A abertura foi presencial e, a partir do dia 27, o evento será remoto, transmitido pelo canal da TV UFS no YouTube”, explicou Luiz Eduardo.

Luiz Eduardo Oliveira, coordenador da Cátedra Marquês de Pombal na UFS.

“O que desejamos com o simpósio é publicizar as pesquisas desenvolvidas sobre os estudos pombalinos, tanto no Brasil, na UFS, quanto em Portugal. O que eu chamo de estudos pombalinos? Aqueles estudos, sobretudo os luso-brasileiros, que se concentram no século 18, nas linhas de história, de filosofia, dos estudos linguísticos e sobretudo na história da educação”, reforçou o professor.

Abertura

A conferência de abertura do II Simpósio Pombalino Internacional Pombal e o Brasil trouxe o tema Pombal e o Brasil: História, Polêmicas e Historiografia, com a professora Vera Lúcia Ferlini, da USP. “Sou professora titular de história de Portugal e Espanha e dirijo a mais antiga cátedra do Instituto Camões no Brasil, na verdade é praticamente a segunda cátedra portuguesa no mundo, e está no Brasil desde 1991. Tenho muita honra de estar aqui na UFS junto à Cátedra Marquês de Pombal para falar sobre a atuação no Brasil e alguns aspectos, incluindo as lacunas e as possibilidades de pesquisa que uma figura como Pombal nos oferece”, mencionou a professora.

A professora Vera Lúcia Ferlini, da USP, fez a conferência de abertura do evento.

Também na abertura do simpósio, houve o pronunciamento, de forma remota, do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos. “Na impossibilidade de me deslocar presencialmente a Aracaju para a abertura do segundo simpósio pombalino internacional, gostaria de deixar aqui uma saudação a todos. É um seminário muito importante, um simpósio da maior relevância. Este simpósio é uma manifestação da dinâmica da Cátedra Camões junto à Universidade Federal de Sergipe, que em pouco mais de um ano já vai conseguindo ter e dinamizar iniciativas de muito valor, produzindo um material de grande qualidade. Desejo um ótimo simpósio e estou certo de que isso contribuirá para que a Cátedra Marquês de Pombal continue a brilhar na constelação das Cátedras Camões no Brasil”, declarou o embaixador.

O simpósio segue até o próximo dia 30 de setembro, com inscrições que podem ser realizadas pelo SIGAA. Todas as informações estão disponíveis no site do evento.

Atualizado em: Seg, 26 de setembro de 2022, 11:53