A Universidade Federal de Sergipe (UFS) conquistou um marco importante em sua trajetória acadêmica e científica com a aprovação da criação do Capítulo Estudantil da IEEE Circuits and Systems Society (CASS). A iniciativa foi oficialmente reconhecida pela IEEE no último dia 19 de setembro e é liderada por alunos da Coretech, liga acadêmica de hardware e robótica do Departamento de Computação (DCOMP/UFS).
A IEEE [Institute of Electrical and Electronics Engineers] é a maior organização técnico-profissional do mundo, com mais de 400 mil membros em mais de 160 países. A Cass, uma de suas sociedades técnicas, reúne profissionais e pesquisadores voltados à área de circuitos e sistemas eletrônicos.
Com essa conquista, a UFS se torna a quarta instituição do Nordeste a contar com um capítulo da Cass. A universidade já mantinha um Ramo Estudantil Geral da IEEE e o Capítulo da Power & Energy Society (PES), ligado à Engenharia Elétrica. A criação do capítulo da Cass representa um avanço na especialização técnica da instituição, ampliando sua atuação na área de microeletrônica, design de hardware e tecnologias embarcadas.
A aprovação foi impulsionada pelo trabalho dos membros da Coretech, que já atuavam como membros individuais da IEEE Cass, como informou o professor do DCOMP/UFS e coordenador do grupo, Calebe Conceição.
“O trabalho consistente e a maturidade técnica da liga, demonstrados através da organização de eventos de alto nível, foram fundamentais para o reconhecimento da proposta. A Coretech trouxe à UFS profissionais renomados de gigantes da indústria de semicondutores, como Apple, NXP e Motorola, para palestras sobre temas avançados como a arquitetura RISC-V e o projeto de algoritmos em hardware”.

Além disso, a atuação dos membros da Liga foi crucial para a realização do primeiro IEEE CASS Workshop na região Nordeste, consolidando a UFS como um polo de discussão na área.
Com o novo capítulo, os estudantes da UFS passam a ter acesso a uma série de benefícios, como: apoio financeiro para eventos, cursos e workshops; possibilidade de trazer palestrantes internacionais com recursos da IEEE CASS; descontos e apoio para participação em competições e congressos; acesso gratuito a materiais técnicos especializados; fortalecimento de redes de contato com profissionais e pesquisadores do mundo todo.
Para o presidente interino do novo Capítulo Estudantil da IEEE CASS, Rafael Gomes Oliveira Santos, liderar a Liga Acadêmica de Hardware e Robótica sempre foi sobre transformar curiosidade em projetos reais.
“Sinto que estamos dando o próximo passo: conectar nossos interesses e projetos com o mundo. A fundação do capítulo nasceu da inquietação e do talento dos membros da nossa liga. Espero que ele seja uma plataforma para que essa energia criativa vá ainda mais longe", afirma.
A criação do capítulo reforça o compromisso da UFS com a excelência técnica e o protagonismo estudantil, além de fortalecer sua presença junto a entidades internacionais de referência na área de tecnologia.
Ascom UFS