
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) sedia, nos dias 28 e 29 de julho, o 1º IEEE Circuits and Systems Society Workshop Nordeste (IEEE CASSW-NE), evento que reúne especialistas de todo o país para debater avanços e desafios da microeletrônica, área voltada ao desenvolvimento de chips e circuitos integrados, e suas conexões com campos como computação gráfica, aprendizado de máquina e inteligência artificial.
O evento acontece em dois espaços do campus de São Cristóvão: no prédio do Departamento de Computação (DCOMP), pela manhã, e no auditório da Reitoria, durante a tarde. A cerimônia de abertura, realizada nesta segunda-feira, 28, contou com a presença do reitor da UFS, professor André Maurício.


“A formação de profissionais em tecnologia é essencial para a soberania nacional. Eventos como este mostram que a universidade segue na vanguarda, conectando jovens talentos à pesquisa estratégica. Fico feliz em ver nossos estudantes envolvidos em temas tão relevantes para o futuro do país”, afirmou o reitor.
Coordenado pelos professores Calebe Conceição e Rodolfo Botto, ambos do DCOMP, o workshop é organizado pela Liga Acadêmica de Hardware e Robótica da UFS (Coretech) e conta com oficinas, palestras técnicas e mesas de discussão com pesquisadores renomados da área.
De acordo com o professor Calebe Conceição, a edição deste ano foi pensada para aproximar a computação da microeletrônica, com enfoque em aplicações e oportunidades de pesquisa.

“Temos palestras que vão desde fluxos completos de projeto de circuitos digitais até o uso de machine learning para otimizar o desenvolvimento de chips. Também trouxemos representantes de empresas e polos nacionais da área para compartilhar experiências e mostrar caminhos para quem deseja atuar nesse campo”, explicou.
Além de abrir portas para a formação em uma área estratégica, o evento também é marcado pelo protagonismo estudantil. Toda a organização foi conduzida por alunos da Coretech, que se envolveram em todas as etapas, desde convites até a execução das atividades.

“Organizar um evento dessa dimensão foi desafiador, mas enriquecedor. Contamos com o apoio dos professores e aprendemos muito sobre a logística de eventos científicos, algo comum em nossa área”, contou Alícia Vitória, discente do quinto período de Ciência da Computação.
A mestranda Verônica Nascimento, do Programa de Pós-graduação em Computação (PROCC/UFS), participou pela primeira vez e destaca a diversidade temática como ponto forte do encontro.

“A área de hardware ainda é pouco explorada na nossa formação. Esse evento amplia nossa visão, com um leque de temas atuais e oportunidades que nem sempre estão no nosso radar”.
O 1º IEEE CASSW-NE segue até esta terça-feira, 29, das 10h às 18h30. Para conferir a programação completa, acesse: @dcomp.ufs.
Ascom UFS