Seg, 24 de outubro de 2022, 10:31

O Atheneu Sergipense e a juventude secundarista
João Paulo Gama Oliveira

Quais lembranças você traz do seu tempo de escola?

Seria o espaço da sala de aula. Seus móveis distribuídos no espaço, quadros na parede, atividades ali realizadas, ou mesmo, seus docentes, suas aulas, avaliações, conversas com os colegas, trabalhos apresentados, diálogos, brincadeiras, sorrisos, lágrimas, represálias ou muita algazarra? Aquele chamado para ir ao quadro? A indicação do seu nome para realizar a leitura? A sirene ecoando? A velha tabuada? Já parou para relembrar de quantas novidades compartilhava com o seu “grupinho” ao chegar na sala?

Ou suas rememorações dizem respeito aos escritos nos cadernos, marcas nos livros, rabiscos nas carteiras ou mesmo por trás da porta do banheiro, as indisciplinas descobertas, ou não. Existiam também as anotações nas agendas, escritos nos cantos dos livros, marcas de leituras, além dos depoimentos gravados nos cadernos dos colegas, pode até ser que tenha participado da escrita de jornais estudantis e mesmo de agremiações discentes. Será?

De outro modo, quem sabe você rememore de maneira mais evidente sua participação em equipes que disputaram diferentes competições. Futebol? Vôlei? Basquete? Esgrima? Natação? Ou seria outro esporte? Qual?

Pode ser que o que mais lhe marcou tenham sido as festividades, os famosos desfiles e o destaque dado a sua escola. Participou da banda? Desfilou como baliza? Ficou bem escondidinho diante dos muitos pelotões? Amava mostrar o símbolo da sua escola pelas principais ruas da cidade? Havia disputa entre as escolas em pleno desfile? Lembra de ter feito pose para as fotografias? A família e os amigos estiveram presentes para vê-lo?

Talvez essas sejam algumas das muitas imagens que você guarda desses anos tão intensos da vida escolar. Ou, quiçá, só você mesmo possa projetar tais memórias guardadas e despertadas a partir da “herança educativa” do Atheneu Sergipense ao longo dos seus 152 anos de funcionamento. Carteiras, jornais, fardas, troféus, balança, livro de punições, corneta que exalam histórias vivenciadas por discentes secundaristas nos seus tempos de escola.

Dentro dessa perspectiva a equipe do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe, projetaram a exposição “O Atheneu Sergipense e a juventude secundarista”. Trata-se de um olhar para a escola sesquicentenária a partir dos alunos, suas vivências, aprendizagens, escritos, contestações, jogos, estripulias e punições. Assim, fazemos uma homenagem aos sujeitos principais da escola e suas contribuições para a formação da sociedade: os alunos.

Os discentes do Atheneu Sergipense carregam histórias e memórias de práticas educativas vivenciadas durante vários anos de formação dentro e fora da sala de aula, alguns desses traços podem ser visualizados na Exposição que acontece no período de 24 de outubro a 03 de dezembro de 2022, no hall de entrada do Centro de Excelência Atheneu Sergipense na cidade de Aracaju e tem como público alvo estudantes da educação básica, do ensino superior, discentes e ex-alunos da instituição educacional, além da visitação espontânea. Viva, rememore, curta e compartilhe traços da vida dos discentes expostos ao grande público. Vivencie o protagonismo da juventude estudantil secundarista do Atheneu Sergipense!

Visite a Exposição “O Atheneu Sergipense e a juventude secundarista”!

João Paulo Gama Oliveira é docente da Universidade Federal de Sergipe e gestor do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense